
A importância da educação inclusiva na educação infantil
em 07 de outubro de 2022
A educação é a base de uma sociedade. É através dela que aprendemos a ler, escrever, dialogar e adquirir conhecimento sobre milhares de assuntos importantes para o nosso crescimento pessoal e intelectual.
Mas, além de passar conhecimentos teóricos das disciplinas ensinadas, ela também é a responsável para que os alunos desenvolvam os princípios básicos da cidadania, permitindo moldar uma sociedade com valores éticos e morais.
A educação é a base do desenvolvimento do cidadão e do crescimento de uma sociedade. Por isso, todos os valores devem ser ensinados desde cedo. E a educação infantil pode desenvolver um papel muito importante na formação dos valores humanos.
Se nos primeiros anos de vida de uma pessoa é quando damos a ela os maiores ensinamentos, os quais deverá levar para toda a vida, o ensino nas escolas para as crianças deve ser tão importante quanto para também poder exercer esse papel.
É desde cedo que se deve ensinar alguém sobre os valores mais importantes em uma sociedade, para que já cresça com pensamento consciente sobre determinadas situações. Isso se aplica, por exemplo, em relação a assuntos de inclusão social.
A educação inclusiva já é uma realidade em nossa sociedade. Milhares de escolas, principalmente municipais, já contam com profissionais capacitados e ambientes preparados para essa situação.
E o mais importante: fazer com que os próprios alunos percebam o quanto isso é importante através de uma convivência direta e com o devido ensinamento sobre o tema. Isso influencia totalmente o julgamento de um indivíduo quanto ao assunto quanto mais cedo ele for abordado em sua vida.
A Educação Inclusiva
Essa é uma maneira de promover o acesso ao ensino a todos os tipos de pessoas, independente de sua condição, se baseando principalmente na inclusão e no respeito à diversidade.
Ter como base promover a igualdade de oportunidade e valorizar as diferenças humanas. Isso inclui diversidades de raça, gênero, física, intelectual, social, entre outras. Através disso, as escolas fazem com que todas as pessoas desse ambiente participem da escolarização, como um processo social de inclusão.
Qual o seu objetivo?
O principal objetivo da educação inclusiva é gerar oportunidades iguais na educação para todos os tipos de pessoas, permitindo a todos poderem frequentar um ambiente escolar que consiga dar acesso a qualquer estudante.
Uma escola que adota esse tipo de ensino tem como proposta aproximar todos os envolvidos nesse ambiente, como professores, gestores, alunos e pais ou responsáveis. Mas, para isso, é necessário aplicar mudanças estruturais e culturais para tornar esse um local verdadeiramente acessível e responsável.
Qual a sua importância?
A principal importância da educação inclusiva em um ambiente escolar é que ela não realiza um ensino separado para ambos. Todos dividem uma mesma sala, trabalhando e aprendendo juntos.
Para isso, as escolas oferecem todo o suporte necessário para tornar isso possível, como uma integração de dois tipos de ensino. Essa é uma maneira de ensinar, desde cedo, a importância de respeitar a diversidade e mostrar que todas as pessoas têm o direito a um ensino de qualidade.
A educação inclusiva na educação infantil
Tão importante quanto as escolas fazerem de tudo para tornarem acessível à educação para todas as pessoas, é ensinarem desde cedo os valores do respeito ao outro, independente de sua condição, seja física, psicológica, racial ou social.
Ensinar esses valores para as crianças significa fazer com as pessoas possam aprender desde cedo a lutarem cada vez mais por uma sociedade inclusiva que possa atender a necessidade de todos e ser mais unida.