imagem ilustrativa

A importância da imaginação na educação infantil

em 18 de novembro de 2022

Quando se fala em “dar asas à imaginação", expressão muito utilizada em atividades voltadas para crianças, se pretende realçar o caráter lúdico e criativo do desenvolvimento infantil.

Seja no ambiente escolar, em casa ou em outros espaços, as crianças estão em contato com estímulos que as ajudam a construir suas percepções de mundo.

A infância é uma fase marcada pelos processos de descoberta, de encantamento com a realidade, que se dá, na maioria das vezes, de forma lúdica.

É nessa perspectiva que estimular o desenvolvimento da imaginação dos mais jovens desde os primeiros anos de vida é extremamente importante para a construção da infância, na medida em que as experiências vividas nessa época podem influenciar a formação de um indivíduo.

Nesse sentido, conheça a importância da imaginação na educação infantil.


Elaboração do real

A imaginação é um espaço de autonomia, em que a pessoa consegue combinar ideias e projeções, elaborando cenários, histórias e planos mentalmente, sem necessariamente estarem conectados com a realidade.

Por meio da imaginação, é possível pensar sobre a vida e sobre possibilidades para se viver, que podem estar no campo do realizável ou não.

No contexto infantil, é a partir das brincadeiras que os pequenos criam as suas narrativas e constroem os seus espaços de entendimento do mundo, pois os seus saberes ainda estão sendo acumulados e a imaginação funciona como uma dimensão em que os novos conhecimentos estão sendo absorvidos e assimilados.

A infância é um estágio marcado por uma maior receptividade às novidades, em que a fantasia acompanha as experiências diárias da criança.


Estímulo da imaginação infantil

Por mais que seja um processo natural para algumas crianças, a imaginação infantil deve ser constantemente estimulada, tanto por pais, quanto por educadores.

Trata-se de uma esfera de desenvolvimento social capaz de aflorar competências como a criatividade, essencial para o aprendizado ao longo da vida.

A imaginação desenvolve ainda a capacidade de comunicação, sobretudo quando são criados e fomentados estímulos de compartilhamento do pensamento.

Uma criança imaginativa também aprimora aspectos cognitivos do seu desenvolvimento, adquirindo experiências enriquecedoras que lhe serão úteis no seu crescimento pessoal.


Papel da escola

É no ambiente escolar que estão presentes atividades capazes de favorecer a vivência do jogo simbólico, com brincadeiras nas quais as crianças utilizam a imaginação na experimentação de diferentes papeis.

As escolas também são espaços propícios para estimular a imaginação, na medida em que possibilitam que os alunos se expressem e se manifestem, por meio de diferentes linguagens, suas ideias e pensamentos.


Experiências de aprendizagem

No ambiente escolar, a imaginação infantil pode ser potencializada a partir da exploração do universo literário, por meio da contação de histórias, permitindo experiências de criação de narrativas e de interação com a linguagem oral e escrita.

O compartilhamento de conhecimentos, ideias, opiniões e expressões diversas, como uma forma de entendimento sobre as diferentes maneiras de pensamento, também é algo que pode ser estimulado pelas escolas no sentido de fomentar o lado imaginativo das crianças.