
A importância da Musicalização na Educação Infantil
em 10 de fevereiro de 2023
Que o mundo não seria o mesmo sem música, disso todos nós já sabemos. Afinal, essa preciosidade tem o poder de mudar o nosso humor, oferecer mais bem estar, qualidade de vida e saúde.
Mas, esquecemos também que a musicalização, na infância — no desenvolvimento do indivíduo — promove inúmeros benefícios para a vida adulta. No entanto, muitos pais ainda não sabem disso e muito menos da importância que é manter a criança em contato com a música.
Por isso, neste conteúdo nós iremos falar sobre a musicalização na infância e mostraremos os principais benefícios de investir na música desde cedo. Continue lendo e saiba mais.
O que é Musicalização?
Antes de tudo, podemos definir que a musicalização é o processo de introdução à música e à educação musical, geralmente em crianças. Pode incluir atividades como cantar, tocar instrumentos, ouvir música e aprender sobre teoria musical.
Dessa maneira, entendemos que o seu objetivo principal é desenvolver habilidades musicais e aumentar o apreço pela música.
Qual é a importância da musicalização na educação infantil?
Entendendo o conceito de musicalização, já podemos entender que a sua integração na infância promove inúmeros benefícios, como o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e até mesmo emocionais. Vamos entender um pouco sobre cada um deles:
1. Desenvolvimento Cognitivo
Antes de tudo, a musicalização pode ajudar a desenvolver habilidades de escuta, memória e coordenação motora. E esse processo é especialmente importante, pois previne transtornos mentais, doenças que afetam a coordenação, etc.
Além disso, também estimula a boa concentração e melhora, fazendo com que a criança tenha mais facilidade para aprender conteúdos.
2. Desenvolvimento Emocional
A música também pode ajudar a expressar e regular as emoções, além de fornecer uma forma de catarse. A comunicação em si é de suma importância em uma sociedade cada vez mais volátil.
No entanto, saber como se comunicar perante as circunstâncias é ainda mais benéfico, pois entendemos o espaço onde estamos e passamos a ter tato para entender como deve ser o comportamento adequado.
Além disso, não podemos deixar de mencionar as habilidades emocionais. A música, em suas frequências e vibrações — e o contato constante com ela mesma — afetam positivamente o nosso cérebro, dando-nos a capacidade de administrar melhor nossas emoções.
3. Desenvolvimento Social
Não menos importante, são os benefícios da música ligados ao contexto social. Por ser uma atividade que exige contato com pessoas, ela fomenta a colaboração e comunicação entre as crianças — especialmente aquelas que tocam em bandas e orquestras, por exemplo.
4. Melhoria da Autoestima
A música pode ajudar a desenvolver a confiança e a autoestima das crianças ao oferecer oportunidades para o sucesso e o reconhecimento.
Além do sucesso e reconhecimento, também não podemos deixar de mencionar o enriquecimento cultural que é adquirido. A musicalização pode apresentar às crianças diferentes gêneros musicais e culturas, ampliando seu conhecimento e compreensão do mundo.
Conclusão
Sem dúvidas, a música pode apresentar inúmeros benefícios e vantagens para as crianças, sobretudo por estarem em fase de desenvolvimento. De maneira indireta, acabamos adquirindo inúmeras habilidades e competências através do constante contato, e assim, passamos a ter uma vida ainda melhor.