
A importância de manter a proximidade entre a família e a escola
em 11 de novembro de 2022
Tanto a família, quanto a escola, têm papel fundamental na vida do estudante, seja de uma criança ou de um adolescente. Cada fase da vida tem sua particularidade e fazer essa parceria família-escola proporciona diversos benefícios.
Quem é responsável pelo desenvolvimento do estudante?
O artigo 227 da Constituição Federal Brasileira deixa claro que é responsabilidade do Estado e de toda a sociedade, não só se preocupar em desenvolver, mas também em preservar ao adolescente e à criança. Eles têm direito, com total prioridade, ao:
“[...] direito à vida, à saúde, alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
Como a família pode estar ativamente na escola?
Por meio da família é que a criança tem o primeiro contato social. Além disso, a família é que incentiva o contato com outros círculos sociais: a convivência com parentes, vizinhos, escolinha de recreação, igreja, inserção escolar, festas dos coleguinhas da escola.
No Brasil, existem diferentes realidades familiares: mães solteiras, mães viúvas e os pais que trabalham o dia todo. Entretanto, a participação ativa da família na vida escolar da criança e do adolescente faz toda a diferença:
- Conhecer a metodologia de ensino da escola e a equipe pedagógica
- Inteirar-se sobre os trabalhos realizados em sala de aula e deveres de casa
- Perguntar como foi o dia de convívio na escola com os colegas
- Olhar a agenda diariamente
- Comparecer nas festividades escolares e nas reuniões dos pais
Como a escola pode atrair as famílias para o convívio escolar?
A escola proporciona não só aprendizagem cognitiva, como também motora, social e afetiva. O estudante aprende a compartilhar, a trabalhar em equipe, a interagir, a dar ideias, a liderar e até a competir saudavelmente.
Além disso, uma escola que segue a gestão democrática incentiva a participação dos pais no ambiente escolar do seu filho, está aberta a diálogos e sugestões, tais como:
- Palestras de boas-vindas a alunos novos
- Videoconferência para ouvir a opinião das famílias sobre questões administrativas e pedagógicas
- Eventos esportivos no final de semana
- Reunião dos pais
- Festividades como festa junina, dia das mães, dia dos pais, dia do folclore
Consequências da relação entre família e escola
A escola e a família se complementam e ambas podem incentivar passeios por pontos turísticos, brincadeiras em grupo, atividades artísticas, pensamento crítico e reflexivo por meio da leitura.
Dessa forma, família e escola contribuem não só com a aprendizagem cognitiva, mas também com a ampliação do conhecimento de mundo, proporcionando experiências de vida, trabalhando valores éticos, empatia e expressão de sentimentos.
Essa interação é importante por trazer benefícios à vida do estudante, aos pais que se tornam mais ativos no cotidiano escolar e à escola que compreende os anseios daquele grupo social.