
A importância de ter uma educação bilíngue e socioemocional
Fornecer uma educação bilíngue em socioemocional pode trazer inúmeros benefícios aos estudantes. Essas são habilidades essenciais nos dias de hoje, e é um consenso entre todos que discutem melhorias na educação brasileira.
Um ponto interessante é que ao aliar essas duas modalidades, é possível ter um cidadão que é capaz de se comunicar em outra língua, mas que principalmente conseguirá manter um bom relacionamento mesmo em outro idioma.
O que é educação socioemocional?
Trata-se de um processo, onde os alunos aprendem a aplicar seus conhecimentos, habilidades e competências durante o período escolar. Através das atividades propostas pelos educadores, os estudantes iniciam projetos que podem mudar seu modo de enxergar o mundo.
Benefícios da educação socioemocional
Melhora cognitiva
Muitos estudos apontam que alunos que possuem um bom desenvolvimento socioemocional, conseguem melhorar suas habilidades em outras matérias, tais como: Matemática, Línguas e Ciências
Aumento da confiança e autoestima
Naturalmente, há um aumento na confiança dos estudantes, pois eles passam a reconhecer o potencial em si. Consequentemente, a oratória evolui e inúmeras outras habilidades ganham mais destaque.
É possível perceber essa mudança, inclusive, nas relações interpessoais, pois a postura do estudante melhora e ele passa a mostrar mais confiança em seu potencial.
Consciência Social
O indivíduo passa a ter uma maior capacidade de sentir empatia por outras pessoas e principalmente, obtém um maior controle sobre as emoções. Passa a administrar o estresse em diferentes situações.
Melhora nos relacionamentos
O aluno começa a ter uma capacidade maior de iniciar e manter relacionamentos com indivíduos e grupos diversos. Passa a se comunicar de forma mais clara e efetiva e tem mais controle na hora de resolver conflitos.
Decisões responsáveis
Uma maior preocupação com ética e padrões da sociedade ajuda a tomar decisões conscientes e responsáveis.
O que é educação bilíngue?
É um processo de ensino onde a grade curricular é passada ao estudante em dois idiomas diferentes. Em resumo: o aluno terá aulas em Português e Inglês, por exemplo.
Benefícios da educação bilíngue
Desenvolvimento cognitivo
Ao ter um ensino bilíngue, o indivíduo passa a ter um raciocínio mais rápido, além de ter um cérebro mais treinado e capaz de ter um melhor desempenho da resolução de problemas. A criatividade e atenção também obtêm melhora significativa.
Maior repertório cultural
Quando a escola possui um ensino bilíngue, existe uma preocupação em apresentar ao estudante toda a cultura dos países onde o idioma é falado. Sendo assim, desde pequena, a criança passa a ter um maior contato com costumes e hábitos de outros lugares e isso faz com que seu repertório cultural seja mais extenso.
Em alguns casos, pode haver uma interação com nativos desses países.
Melhora da memória
Nossa memória é mais extensa do que pensamos. Podemos considerar que ela seja elástica, afinal de contas, quanto mais a treinamos, mais informações conseguimos guardar.
Estudar diferentes línguas é uma forma de exercitar a memória e fazer com que ela tenha um potencial maior.
Oportunidades futuras
O mercado de trabalho tem sido cada vez mais concorrido e quem tem outra língua acaba saindo na frente. Isso acontece, pois muitas organizações têm a necessidade de manter relações com outros lugares do mundo, e por isso precisa de colaboradores que falem um segundo idioma com fluência.
Em resumo, existem muitas vantagens em optar por um ensino mais amplo em relação ao que é considerado como tradicional.