vários adolescentes juntos

A importância de uma rotina saudável para os adolescentes

Durante os primeiros 18 anos de vida, o corpo humano passa por muitos processos de crescimento e desenvolvimento. Na adolescência, ocorrem as mudanças hormonais, corporais e um significativo crescimento cerebral.

A transição para a vida adulta é complexa e cheia de altos e baixos. Fatores como a alimentação, saúde psicológica, emocional e física são pontos especialmente sensíveis durante essa etapa e afetam a qualidade de vida a longo prazo.

Por isso, a criação e manutenção de uma rotina saudável para os adolescentes é uma forma de gerenciar esses efeitos e garantir que esse momento seja vivenciado da melhor maneira possível. Saiba mais nos próximos tópicos!


Qualidade do sono e crescimento saudável

Uma rotina saudável reserva o tempo adequado para garantir o sono regular, fator que influencia diretamente a saúde, o humor e a capacidade do cérebro de aprender e reter novas informações.

Além disso, durante a adolescência, a quantidade e qualidade das horas de sono se tornam ainda mais importante, pois se trata de uma fase de crescimento e desenvolvimento. Ter um horário fixo para dormir e acordar, com um valor aproximado de 8 a 10 horas de sono, é parte fundamental de uma rotina saudável.

No entanto, esse tempo deve levar em consideração um período de preparação para dormir: recomenda-se o afastamento das telas eletrônicas 2 horas antes, já que o uso excessivo de eletroeletrônicos pode afetar a produção de hormônios, levar à insônia e afetar o desenvolvimento de crianças e adolescentes.


Controle e previsibilidade

Outro ponto positivo de manter uma rotina saudável para os adolescentes é a melhoria da disciplina e resiliência, qualidades que vão ajudá-los a enfrentar os desafios previstos para os anos seguintes, como a preparação para o vestibular, o ingresso em um curso superior e no mercado de trabalho.

Durante a adolescência, o cérebro ainda não está plenamente desenvolvido e os impulsos para atividades e comportamentos de risco, por exemplo, se desenvolvem mais rápido do que as partes do cérebro responsáveis pelo autocontrole. Essas características explicam a tendência juvenil para determinadas ações e pouca consideração pelas consequências.

Um ambiente familiar e escolar organizado convida os adolescentes a assumirem a responsabilidade e o cuidado por suas tarefas e obrigações, criando, assim, um bom senso de controle, previsibilidade e desenvolvimento da autorregulação.


Saúde do corpo e alimentação balanceada

As atividades esportivas e os exercícios regulares geram benefícios em qualquer idade. Na adolescência, todavia, essas práticas estão intrinsecamente relacionadas ao convívio social, à autoestima e bem-estar físico, emocional e psicológico.

Problemas como a obesidade e uma alimentação rica em gordura e açúcar estão muito presentes na vida de crianças e adolescentes. Questões como essa podem ser trabalhadas e atenuadas através de uma vida fisicamente ativa.