
A Importância do Ensino Bilíngue na Educação da Criança
O aprendizado de uma segunda língua já não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade para quem espera ter sucesso no mundo profissional. Quando o Ensino Bilíngue começa cedo, os benefícios perduram por toda a vida e incluem uma melhor socialização e o desenvolvimento da memória e da concentração.
Um estudo realizado pela Universidade de Granada, na Espanha, valida a importância do Ensino Bilíngue e confirma a melhora na atenção e na memória. Mas vai além. De acordo com a pesquisa, as duas línguas são ativadas ao mesmo tempo, mesmo quando a pessoa se encontra em situação de conflito.
No Brasil, uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) avaliou a interferência do Ensino Bilíngue sobre as crianças. De acordo com o estudo, o desenvolvimento cognitivo é afetado, pois elas conseguem adquirir maior controle inibitório. Na prática, isso significa que a criança não tem dificuldade de concentração, pois consegue gerenciar os diversos estímulos que recebe ao mesmo tempo.
O Ensino Bilíngue tem reflexos em outras disciplinas
É essa capacidade de concentração que faz com que as crianças também tenham melhores resultados em outras disciplinas do ensino fundamental. A informação foi confirmada pela George Mason University, do estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
Os benefícios do Ensino Bilíngue mostram que alguns estados norte-americanos resolveram levar o aprendizado em duas línguas até mesmo para as escolas públicas. É o caso, por exemplo, dos estados de Carolina do Norte, Utah, Washington, Delaware e Oregon.
Alguns pais podem ter dúvidas
Será que o Ensino Bilíngue não pode confundir o aprendizado? A resposta é não, pois se trata de um processo único. O estudante, por exemplo, irá aprender a ler no idioma materno e, na sequência, aplicar os conhecimentos adquiridos para fazer a leitura em um segundo idioma. Assim, as crianças compreendem como se dá a estrutura dos idiomas já no ensino fundamental.
Além da expansão do conhecimento, o Ensino Bilíngue agrega um outro fator para os pais, que é a questão do tempo. Quando o aluno aprende um segundo idioma na própria escola, ele não precisa se deslocar até um cursinho ou um professor particular. Assim, há ganho de tempo para os pais. Em capitais e cidades de médio porte, a realidade de falta de tempo é muito comum.
Outros benefícios associados ao Ensino Bilíngue incluem:
Bagagem Cultural: o aprendizado de um novo idioma também possibilita o contato com a cultura de países diferentes. Assim, é possível aprender sobre outros comportamentos e tradições.
Criatividade: a criança adquire uma melhor percepção sobre o mundo e as coisas que a rodeiam. Isso influencia no modo como ela transmite esse conhecimento para o próximo.
Qual a melhor idade para aprender um segundo idioma?
Pesquisas comprovam que é na infância que a criança aprende melhor, portanto, a habilidade de aprender um novo idioma também é mais aguçada nesta fase da vida. Então, é no ensino fundamental que esse aprendizado deve estar presente.
De forma geral, a criança irá aprender a segunda língua da mesma forma em que aprendeu a primeira. No entanto, para que o aprendizado seja eficaz, é preciso envolver situações lúdicas, como brincadeiras, histórias, jogos e músicas. Tudo isso faz com que a criança mergulhe no Ensino Bilíngue. Agora, está na hora de procurar uma escola que ofereça esse aprendizado ao seu filho. Que tal conhecer a proposta de Educação Bilíngue do nosso Colégio. Agenda uma vista e venha nos conhecer.