
Aprenda a montar um plano de estudos infalível para o ENEM
Se preparar para o ENEM é um dos principais desafios dos adolescentes, por todo o Brasil. Para alguns, pode parecer fácil, mas para outros, um bicho de sete cabeças e, muitas vezes, mesmo estudando muito, não rende.
Isso acontece porque, um bom aproveitamento do conteúdo estudado pouco tem a ver com passar horas e horas debruçado sobre livros, mas sim com a melhor estratégia de estudos.
Já está comprovado que um bom cronograma acelera o processo de aprendizado e ajuda na fixação do conteúdo. Pensando nisso, separamos as melhores dicas para te ajudar a criar um plano de estudos infalível.
Os seus horários de estudo precisam se adequar a sua rotina
De nada adianta planejar estudar por várias horas se você não as tem disponíveis. Antes de tudo, você precisa definir quanto tempo tem, pensando nos horários livres e nos que já estão ocupados.
Considere o tempo que você gasta na escola ou cursinho, levando em conta o tempo de deslocamento até eles. Separe também o tempo usado em suas necessidades diárias, como alimentação, por exemplo, e não se esqueça que descansar também é importante.
Com isso em mente, você pode começar a traçar seu plano de estudos.
Defina horários específicos para cada atividade:
- Revisar o que já foi estudado;
- Ler as anotações que fez durante as aulas;
- Fazer exercícios;
- Assistir vídeo aulas;
- E o que mais for eficaz para o seu aprendizado.
Escolha um ambiente adequado
É muito importante que o local de estudo seja bem organizado, silencioso e livre de distrações. Dispense a TV e o celular durante esse período e recorra ao computador e a internet apenas para te auxiliar nos estudos.
Não ceda à tentação de estudar na cama ou no sofá e, se possível, opte sempre pelo mesmo lugar, para que seu cérebro o associe com tal hábito e te ajude a se concentrar melhor.
Defina suas prioridades
É totalmente normal gostar mais de algumas disciplinas escolares que de outras e, com isso, preferir dedicar mais tempo a elas.
Porém, o certo a se fazer é identificar as matérias em que você tem mais dificuldade e, na hora de definir seu plano de estudos, separar um tempo maior para elas.
Métodos infalíveis
Talvez, você ainda não saiba, mas existem técnicas e estratégias que ajudam a agilizar os estudos e potencializar o aprendizado. Os principais e mais indicados são o método pomodoro e a curva de esquecimento.
POMODORO
Este método de estudo foi desenvolvido com a função de aumentar a capacidade de concentração.
Ele consiste em intercalar períodos de estudos sem interrupções, a curtos períodos de descanso, como por exemplo, estudar por 30 minutos sem distração, dividindo esse tempo entre leitura e anotações sobre o assunto e, em seguida, descansar por 7 minutos.
CURVA DE ESQUECIMENTO
Durante um ano inteiro de estudos, é normal se esquecer de alguns conteúdos. A curva de esquecimento serve para impedir que isso aconteça.
Esse método sugere que revisões sejam feitas entre determinados períodos de tempo. O ideal é que elas aconteçam 24 horas, uma semana e um mês depois de você ter estudado aquele conteúdo, e que sejam feitas a partir de materiais que você mesmo tenha produzido, para que fique mais fácil recordar.
Outras dicas importantes
Além de tudo que já citamos, existem ainda outras formas de tornar seu plano de estudos infalível:
- Imprevistos podem surgir a qualquer momento e atrapalhar sua rotina. Portanto, inclua essa possibilidade em seu planejamento semanal e separe algumas horas para compensar o tempo perdido;
- Opte por estudar as matérias que aprendeu no dia, pois estarão mais frescas em sua mente;
- Respeite os limites do seu corpo e de sua mente. Estudar é importante, mas descansar também é. Separe um tempo, especialmente nos fins de semanas, para relaxar e fazer algo que goste;
- Um plano de estudos só é infalível se for rico em informações. Faça uma tabela ou um quadro com todas as informações necessárias e o deixe sempre visível, assim, será mais fácil visualizar seus progressos e identificar o que precisa ser mudado ou melhorado.