grupo de alunos felizes

As vantagens de uma vivência multicultural nas escolas

Em um mundo cada vez mais globalizado, a preocupação com o desenvolvimento de um cidadão preparado para lidar com as diferentes culturas e identidades se tornou pauta relevante para a educação contemporânea. Assim, a vivência multicultural nas escolas se apresenta como uma alternativa para suprir essa necessidade.

Tal preocupação não está relacionada apenas com o olhar direcionado para outros países, mas também, dado o contexto social e histórico de formação nacional, à compreensão e valorização da multiplicidade de grupos que forma a identidade brasileira.

Entenda a seguir, quais são os principais aprendizados e benefícios pessoais e sociais proporcionados por um ambiente escolar multicultural. Vamos lá!

Incentivo ao aprendizado de outras origens culturais

As dificuldades para lidar com a diversidade étnica e cultural têm raiz no desconhecimento das particularidades de outras culturas e no foco exclusivo em sua própria realidade e valores sociais.

Assim, a distância entre o eu e o outro está no cerne das atitudes e pensamentos xenofóbicos e etnocentristas.

Portanto, a exposição do aluno a culturas, hábitos e valores sociais que são diferentes daqueles já conhecidos, desperta a curiosidade e o interesse no aprendizado da história de outros povos e nações, bem como a atitude de ponderação e tolerância no trato às diferenças.

Contato com múltiplas perspectivas e visões de mundo

A oportunidade de entrar em contato com perspectivas e visões de mundo diferentes é outro benefício direto da vivência multicultural nas escolas.

A compreensão de realidades políticas, geográficas, linguísticas, religiosas e históricas diversificadas através do relacionamento interpessoal com outros indivíduos é, certamente, inestimável para a formação de cidadãos tolerantes e capazes de exercer a empatia e o respeito.

Dessa maneira, o patrimônio cultural pessoal de cada estudante pode ser compartilhado através de experiências, atividades e comemorações típicas de cada nação ou região.

Maior facilidade para se adaptar a culturas diferentes

O ambiente acadêmico multicultural também promove o desenvolvimento da capacidade de se inserir em ambientes culturalmente diferentes.

Quando se trata dessa questão, o senso crítico para reconhecer a necessidade de ajustar sua própria postura e ser cuidadoso nas falas e ações em relação aos outros é mais importante do que o conhecimento detalhado sobre as regras e costumes de outras sociedades.

Assim, a compressão sobre as crenças, ações e a forma como outros indivíduos foram criados dá ao estudante maior capacidade para reconhecer os limites da liberdade individual e se adaptar a realidades diferentes sem se sentir deslocado.

Promoção do senso crítico e desconstrução de estereótipos

Os preconceitos étnicos, raciais e religiosos são alimentados pela disseminação de discursos que reforçam determinadas ideias sobre certos grupos e nacionalidades.

Dessa maneira, o conhecimento mais aprofundado e a vivência multicultural nas escolas, quando mediados por educadores, fazem uma contribuição global significativa no sentido de promover o senso crítico e a desconstrução de ideias, falas e atitudes enviesadas por pressupostos tendenciosos.

Esse benefício não fica restrito a esfera escolar e, certamente, torna os alunos mais capazes de identificar a intolerância, o preconceito e a discriminação contra outros grupos em situações diversas da vida prática.