
Atividades para incentivar o empreendedorismo na infância
Sabemos que a infância é um período muito importante para a fase de aprendizado. Estímulos externos tendem a moldar a personalidade e a visão de mundo das crianças, que mais tarde se tornam hábitos e crenças.
Por isso, incentivar o empreendedorismo na infância é fundamental para gerar habilidades e competências na fase adulta, consolidando características e pensamentos estratégicos para um futuro profissional eficiente.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e confira 4 atividades para incentivar o empreendedorismo na infância.
Estipule metas para o seu filho
Em geral, sabemos que o desafio de um empreendedor é justamente alcançar metas para conseguir os resultados almejados.
Para que essa ação também seja plantada na infância, experimente estipular prazos para que o seu filho consiga boas notas na escola e, assim, ganhar um prêmio, seja uma viagem, roupa, eletrônico ou brinquedo de sua preferência.
Elabore regras (como notas em todas as matérias, ou as que ele possui mais dificuldade) e mostre a recompensa que terá ao final do desafio. Pode parecer simples, mas essas atividades estimulam a empolgação dos filhos de terem a oportunidade de conquistar algo sozinho.
O mesmo vale para o mundo dos negócios, já que os empreendedores vivem sob metas e desafios.
Deixe seu filho a par do financeiro da família
Antes de tudo, saber como o dinheiro entra no caixa familiar e a forma como ele é consumido é muito importante para visão que o seu filho terá do dinheiro. Já que o ser humano é composto por hábitos, nada melhor do que mostrar como o dinheiro é importante, mas sobretudo, o seu consumo de forma inteligente.
Dessa forma, ressaltar os gastos necessários com gastos supérfluos podem fazê-lo administrar ainda melhor o caixa empresarial, buscando sempre alternativas mais sustentáveis e conscientes para os rendimentos financeiros.
Deixe a criança inteiramente responsável por uma atividade
Muito comum em países desenvolvidos, bazares geralmente são feitos nos quintais das casas de famílias. Roupas, brinquedos, móveis e eletrônicos podem ser vendidos a preço mínimo como forma de desfazer de bens ou para aumentar o financeiro familiar. Sendo assim, deixe a criança responsável pela venda de brinquedos em que ela não irá utilizar, por exemplo.
Outra forma interessante é a venda de doces e rifas, cuja prática é bastante comum. Deixe a criança conduzir as ações, especialmente as transações financeiras, e corrija-a sem interromper a sua prática no processo.
Estimule a criatividade
Uma das atividades mais comuns para aguçar o senso criativo da criança são os livros. Contar histórias e fazê-las imaginar cenários, contextos e épocas diferentes estimulam ainda mais a forma de se ver o mundo. Dessa forma, uma imaginação aguçada consegue criar formas para resolver problemas, otimizar atividades e criar estratégias a curto, médio e a longo prazo no campo empresarial.
Conforme vimos, é muito importante estimularmos atividades que fomentam o empreendedorismo na infância. Além contribuir para a autonomia, senso crítico e estratégico, esses reflexos poderão acrescentar valores profissionais na fase adulta e conquistar excelentes mercados.