
Atividades que ajudam a desenvolver a coordenação motora
A coordenação motora das crianças é desenvolvida ao longo do tempo, sendo proporcional à quantidade de atividades que ela realiza. Dessa forma, é interessante inserir na rotina atividades que ajudam a desenvolver a coordenação motora.
Engana-se quem pensa que isso é uma tarefa difícil, afinal, sabemos que os pequenos têm interesse por atividades lúdicas e ficam horas brincando com ferramentas simples.
Por isso, fizemos uma seleção de objetos e atividades para melhorar a coordenação motora. Confira:
Atividades com papel
Um simples movimento de amassar o pedaço de papel e fazer uma bola ajuda a desenvolver a coordenação motora fina da criança. Pode ser até na intenção de preencher uma meia, por exemplo, com as bolas de papel.
A movimentação da mão ajuda na segurança e no controle, auxiliando o pequeno a melhorar aos poucos. Pode até inserir atividades como rasgar o papel, o que reforça também movimentos alternados e simultâneos para a criança.
Uso de fios de barbante
Barbante também é um ótimo aliado entre os objetos simples do dia a dia que podem ajudar na coordenação, além de distrair os pequenos de forma criativa. Um fio de barbante nas mãos ajuda a criança a encontrar por si mesmo um uso para ele.
Você pode acrescentar canudos e macarrão cru para que brinquem de formas diferentes. Pedaços de canudos ou de macarrão cru podem servir para liberar a criatividade das crianças. Assim, elas montam cordões, pulseiras e quaisquer objetos que queiram criar ou reproduzir.
Pintura e lousa
Pintura é uma atividade que tem diversas variações. Você pode usar tinta guache e dar materiais diferentes para eles trabalharem, como:
- Esponjas;
- Pincéis;
- Hastes flexíveis;
- Etc.
A pintura vai aguçar a criatividade e ajudar na movimentação das mãos, principalmente se pintam desenhos prontos.
Além disso, há também outras opções, como a lousa, que produz resultados parecidos.
Uma ideia é fazer desenhos com giz e pedir para a criança passar por cima do desenho com o uso de um pincel com água. Assim, ela apaga o desenho e faz a movimentação, por exemplo, de círculos, triângulos e assim por diante.
Pregadores e fitas
Objetos da casa são uma gama de ferramentas para trabalhar a coordenação, como o pregador de roupas, por exemplo. Uma alternativa é associar seu uso a fitas em uma espécie de varal de barbante.
A criança fica livre para pendurar as fitas, formando:
- Desenhos;
- Formas;
- Sequências de cores;
- E outros.
E assim, mais uma vez, conseguimos estimular não só a criatividade, como também a movimentação das mãos e braços, trazendo força, segurança e controle.
Estas são algumas opções de atividades que ajudam a desenvolver a coordenação motora. É muito importante dar opções para as crianças, que vão além de celulares e tablets.
Elas precisam de estímulo para a sua criatividade e também para a coordenação motora. São ações simples que ajudam a trazer confiança para que o pequeno se desenvolva.