imagem ilustrativa

Benefícios de aprender um segundo idioma na infância

em 06 de maio de 2022

Não tem como negar que as crianças aprendem tudo muito mais rápido do que adultos. Isso acontece porque a infância é o período em que ocorre maior fixação do aprendizado, especialmente de novos idiomas, conforme mostrou um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês).

Mas os benefícios de aprender um segundo idioma na infância vão muito além. Na verdade, aprender inglês desde pequeno ajuda no desenvolvimento cognitivo e social até a vida adulta.



Veja a seguir 4 benefícios de aprender um segundo idioma na infância!



1. Melhora a capacidade de raciocínio e de concentração

Quando uma criança aprende inglês desde pequena isso desafia as suas funções cognitivas. Afinal, o cérebro precisa associar as palavras do novo idioma e distinguir o momento certo de usá-lo.

No começo pode ser que a criança faça algumas confusões, misturando inglês e português na mesma frase, por exemplo. Mas isso é normal, e não prejudica seu aprendizado. Ao invés disso, segundo um estudo da Universidade da Islândia, crianças bilíngues têm maior capacidade de concentração e raciocínio do que aquelas que falam apenas um idioma.

Além disso, o processo de aprendizado de um novo idioma ajuda a fortalecer a memória e estimula a criatividade, já que a criança precisa se lembrar do que aprendeu e achar formas de se comunicar em inglês mesmo sem ser fluente.

Ou seja, aprender um novo idioma na infância ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança, preparando ela para o resto da educação.



2. Melhora o desempenho acadêmico

Aprender inglês na infância também melhora o desempenho acadêmico. De acordo com o estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, aprender duas línguas faz com que o cérebro alterne rapidamente entre os sistemas de fala. E essa capacidade impacta outras tarefas do dia a dia, como aprendizado.

Como aprender um novo idioma melhora o foco e a capacidade de raciocínio das crianças, elas têm maior facilidade de se concentrar durante as aulas. Por isso, quem aprende inglês desde a infância tem um melhor desempenho acadêmico e profissional.



3. Melhora a socialização

Enquanto alguns adolescentes e adultos têm medo de falar inglês e passar vergonha, as crianças estão mais abertas a novas experiências e se comunicam com mais facilidade, sem bloqueios.

De acordo com o estudo “Os benefícios cognitivos de ser bilíngue" (em inglês), crianças que falam mais de um idioma têm maior capacidade de se adaptar a mudanças sociais. Além disso, como aprender um novo idioma estimula a comunicação, os pequenos se tornam menos tímidos e mais autoconfiantes.



4. Aumenta as oportunidades profissionais no futuro

Por fim, aprender um novo idioma desde pequeno também aumenta as oportunidades profissionais no futuro.

De acordo com o relatório “O futuro dos empregos” (em inglês), do Fórum Econômico Mundial, as habilidades que serão mais importantes para conseguir bons trabalhos nos próximos anos são raciocínio, criatividade, aprendizagem ativa e pensamento crítico — habilidades que a criança adquire naturalmente ao aprender um novo idioma.

Além do mais, o conhecimento do inglês também é exigido em vestibulares, como o ENEM. Então, aprender um novo idioma vai ajudar a criança a entrar em uma boa universidade no futuro.

De fato, existem muitos benefícios de aprender um segundo idioma na infância. Então, por que não começar hoje mesmo a investir no futuro do seu filho? Entre em contato conosco e conheça o nosso Programa Bilíngue.