menina sorrindo sentada no sofá olhando para notebook

Como adaptar sua rotina para estudar em casa

Este mundo está, certamente, de uma forma bem diferente do que você tinha planejado, não é mesmo? Acreditamos que todos têm este sentimento. Algumas semanas de quarentena já se passaram e esta nova rotina está quase virando nosso novo normal.

Estudar em casa virou uma realidade para milhares de crianças, adolescentes e até mesmo adultos, afinal de contas, todas as aulas presenciais estão, até o momento, ocorrendo em meios digitais.

Mas, como adaptar a sua rotina para manter os estudos mesmo dentro de casa? Vem com a gente que vamos ajudá-lo nesta tarefa.

Acorde sempre no mesmo horário

Estar em casa não significar estar de férias, por isso dormir até muito tarde não é uma opção. Analise a que horas serão as suas aulas nas plataformas digitais e se programe para acordar sempre no mesmo horário e a tempo de atender a aula já com o seu café da manhã tomado.

Outra dica importante relacionada ao assunto é: tire o pijama. Coloque uma roupa confortável, mas não fique de pijama o dia inteiro. Isso lhe dará mais energia para enfrentar as tarefas e atividades do dia.

Mantenha os horários todos os dias para que a rotina seja criada em poucos dias.

Tenha um planejamento de estudos

Planejar é a melhor forma de você realizar. Por isso, reserve um tempo, no domingo à noite, por exemplo, para planejar a sua semana de estudos.

É bem provável que você já saiba quais aulas terá em cada dia, faça uma análise se há algum trabalho ou teste para realizar naquela semana. Utilize pelo menos 1 hora do seu dia, além do horário de aula para estudar alguma outra matéria já aprendida ou revisar algum conteúdo de dias anteriores.

A maior fonte de aprendizado está relacionada com a consistência. Se você estudar um pouco todos os dias sobre um assunto, é bem mais provável que você aprenderá mais sobre ele do que tentar estudar a matéria inteira um dia antes da prova.

Uma dica bastante prática é sempre revisar a matéria que se aprendeu durante toda a semana. Por exemplo:
Na segunda-feira: revise o que foi aprendido na sexta-feira anterior;
Na terça-feira: revisa o que foi aprendido na segunda-feira;
Na quarta-feira: revise o que foi aprendido na segunda e na terça-feira;
Na sexta-feira, último dia da semana de aula, faça uma revisão completa da semana.

Reveja as aulas

Não estar presencialmente dentro de uma sala de aula é um fato novo para todos. Entretanto, há uma grande vantagem neste cenário.

Antes, tínhamos acesso uma vez ao que os professores ensinavam e pronto, normalmente essa aula não era gravada. Agora, há a possibilidade de você rever a gravação da aula, ouvir novamente alguma explicação que não ficou clara para você.

Sempre que se sentir inseguro com alguma matéria, reveja a aula, faça exercícios e nunca deixe de entrar em contato com os professores para sanar as suas dúvidas.

Assista a filmes e séries em inglês

Sabe aquela sua série favorita? Que tal misturar diversão com aprendizado? Para praticar a escuta e adquirir novo vocabulário na língua inglesa, invista em assistir filmes e séries em inglês com a legenda também em inglês.

Essa é uma ótima forma de você ter seus momentos de relaxamento e, mesmo assim, aprender algumas palavras novas e treinar o seu ouvido para a segunda língua, essa que é tão importante nas nossas vidas.

Lembre-se de descansar

No tópico 2, nós falamos sobre planejamento. Aqui está mais um motivo do porquê ele é tão importante: é bem comum estarmos em casa e ter o sentimento de que temos que estar sempre estudando para não perdermos tempo. Isso não é saudável.

Se você planejar todas as tarefas que têm para fazer naquele dia de estudo, quando você as finalizar, é hora do seu descanso.

Entretanto, se você não tiver nada planejado, sempre pulará para uma próxima atividade, sem ver o fim das suas tarefas nem ter algumas horas de descanso.

Por isso, crie um planejamento que se encaixe nas suas energias diárias e, depois de cumprir as tarefas do dia, aproveite um tempo para você e para a sua família.