menino estudando

Como fazer um resumo eficiente em alguns passos

Primeiro, é importante entender a relevância de um bom resumo. Com o volume de disciplinas e assuntos que precisam ser estudados e assimilados, essa pode ser uma ferramenta que ajuda significativamente nos estudos, visto que, ao elaborá-lo, é preciso estar por dentro de todo o conteúdo.

Portanto, o resumo nada mais é do que uma síntese dos assuntos estudados e contribui para a aprendizagem, fixação e permanência dos assuntos no cérebro. Dessa forma, é fundamental em véspera de provas e avaliações, para a revisão dos pontos relevantes de determinada disciplina.

Mas, então, como conseguir elaborar um resumo eficiente? Confira, a seguir, 4 dicas que ajudarão a tornar essa missão simples e fácil.


1. Leia o conteúdo quantas vezes forem necessárias

Se você está se perguntando por que é necessário ler e reler o conteúdo para elaborar um resumo eficiente, nós explicaremos. Para que seja possível extrair os pontos principais e a essência de cada assunto ou disciplina, é preciso conhecer o que se está lendo, correto?

Isso só pode ser possível por meio do entendimento claro do que se está lendo. Portanto, é imprescindível a leitura atenta e repetida. A realização de exercícios também pode ajudar na compreensão do conteúdo.


2. Identifique os conceitos mais importantes

Após a leitura e compreensão do conteúdo, já é possível identificar quais os pontos mais importantes do texto. Para isso, uma dica importante é buscar palavras-chave sobre o tema nas orações, que ajudarão nessa análise.

Além das palavras-chave, pode-se também destacar as frases ou itens que ajudam no entendimento do conteúdo ou aqueles conceitos que precisam ser decorados, como:

- Fórmulas em matérias de exatas;
- Nomes de personagens importantes na disciplina de História;
- Datas que sejam representativas;
Conceitos básicos de Química e Geografia.


3. Organização do resumo

Agora que você já leu o conteúdo mais de uma vez, identificou os conceitos mais importantes, grifou partes relevantes do assunto, já pode dar início à organização do resumo.

Nessa etapa inicial da elaboração do resumo, uma dica que pode fazer toda diferença é se perguntar sobre o que está sendo abordado no texto e como você explicaria este assunto para uma outra pessoa.

Pode-se também destrinchar os assuntos, por meio de tópicos que você considera importantes. Porém, vale destacar que não se deve colocar coisas demais no resumo, mas apenas aqueles pontos que são realmente relevantes.


4. Redação do resumo

Após todas as etapas anteriores, você estará pronto para escrever, com suas próprias palavras, tudo que foi compreendido a respeito do conteúdo. É importante reforçar que isso deve ser feito “com suas próprias palavras” e não uma cópia do que destacado e extraído do assunto.

Somente dessa forma é possível obter um resumo eficiente, no qual será possível consultá-lo quando houver necessidade e conseguir uma assimilação do conteúdo de forma clara e objetiva que resultará em notas positivas em provas e avaliações.