criancas estudando com a professora

Como o ensino bilíngue ajuda o desenvolvimento escolar das crianças?

É inegável que o inglês está em todo lugar, enquanto um reflexo da globalização. E, por se tratar de um idioma praticamente obrigatório no mercado de trabalho e fundamental em outros âmbitos da vida, a adesão ao ensino bilíngue na educação infantil tem se tornado cada vez maior.

Entretanto, muitos pais ainda têm dúvidas sobre esse modelo de ensino e o quanto ele pode influenciar no desenvolvimento da criança. O fato é que existem diversas pesquisas sobre o assunto e muitas delas têm mostrado os benefícios da educação bilíngue, desde a melhora na concentração até a prevenção de doenças como o Alzheimer durante toda a vida, dentre outras vantagens sociais, linguísticas e cognitivas, conforme abordaremos a seguir. Então, saiba mais sobre como o ensino bilíngue pode ajudar no desenvolvimento das crianças.


Fortalece a memória e melhora a concentração

Quando a criança passa a dominar dois idiomas, os benefícios vão além das habilidades de se comunicar melhor, mas também potencializa a memória e contribui para a capacidade de atenção e concentração.

Isso acontece devido ao aumento do fluxo sanguíneo que amplifica a atividade cerebral e reforça as conexões neuronais, de modo que a capacidade de inibição seja ainda mais acentuada, mantendo o foco de atenção com mais facilidade. Aliás, esse cenário faz com que diminuam significativamente as chances de a criança desenvolver doenças neurodegenerativas ao longo da vida.


Melhor compreensão das estruturas linguísticas

Crianças bilíngues na fase de alfabetização compreendem as estruturas de linguagem com mais facilidade, pois é quando ela passa a perceber, por exemplo, que existe mais de uma denominação, ou outras formas de designação, para um mesmo objeto, por exemplo. Assim como, elas passam a perceber que o nome de um dado objeto é diferente nas duas línguas, mas que este mesmo nome pode ser usado para outras referências naquele idioma.

Mesmo em situações em que apenas um dos idiomas é exigido, pessoas bilíngues têm a capacidade de ativar as duas línguas de forma simultânea, o que reforça os benefícios de desenvolver ainda mais a memória, ampliar o repertório linguístico e a capacidade de tomada de decisão.


Melhor compreensão dos ambientes e contextos

Uma vez que crianças bilíngues conseguem identificar a língua que está sendo utilizada em cada momento e, assim, corresponder a essas situações, elas também desenvolvem a capacidade de compreender os mais diversos ambientes e contextos que estiverem inseridas.

Portanto, os pequenos conseguem observar e monitorar melhor as atividades que acontecem à sua volta. Eles passam a ter maior consciência e percepção espacial, mudar de perspectiva de forma ágil para a resolução de tarefas, além de se adaptarem mais facilmente às mais diversas situações sociais.

Se você tem interesse em saber como trabalhamos o Ensino Bilíngue na nossa escola, entre em contato com a nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas acerca desse assunto.


Melhora na capacidade cognitiva

Crianças bilíngues que usam duas ou mais línguas com frequência e que já alcançaram certo nível de proficiência apresentam vantagens cognitivas, em relação às monolíngues. Esse desenvolvimento pode ser observado nas suas habilidades metalinguísticas, ou seja, a competência para refletir sobre outra linguagem utilizando a própria linguagem.

São diversos os benefícios do ensino bilíngue para o desenvolvimento das crianças, afinal, aprender um novo código linguístico é uma forma eficiente de exercitar o foco, a atenção e a memória, além de proporcionar um vocabulário mais extenso e acesso a uma cultura diferente, ampliando os seus horizontes e a visão de mundo.