
Como preservar a identidade cultural em crianças bilíngues
Um conceito educacional que ganha cada vez mais espaço é a proposta de ensino bilíngue. Crianças, desde os primeiros anos de escola, já são estimuladas a aprender outro idioma, visando a uma preparação mais completa para o futuro. Com a globalização em crescimento, saber outras línguas de forma fluente é um diferencial com o passar dos anos.
Mas, ao mesmo tempo, surgem algumas questões que precisam ser pensadas pelos pais, professores e até pelos próprios alunos: como fazer com que o ensino bilíngue não se transforme em algo que faça a criança se distanciar de sua identidade cultural? Afinal, se o contato com a língua estrangeira for o foco único, o jovem pode acabar não absorvendo algo essencial, que é o conhecimento sobre seu próprio lugar, sobre a realidade em que vive no Brasil, etc.
Sendo assim, a seguir apresentaremos alguns aspectos importantes de serem observados para que haja o equilíbrio entre o importante conhecimento de outras línguas, mas também a capacidade de entender o contexto cultural em que está inserido.
Trabalho dos pais
Neste processo, os pais têm importância enorme. Afinal, mais do que o tempo na escola, a criança é altamente influenciada pelas atividades em casa. Por isso, a família é essencial.
É possível estimular leituras em português que remetam à cultura brasileira, também com brincadeiras e jogos que mantenham o jovem em contato, mesmo meios de comunicação como a TV, as músicas nacionais. Ou seja, o importante é os pais estimularem os filhos a não mergulharem apenas em obras estrangeiras e no uso da língua externa.
Estimular o uso da língua materna
Ainda neste sentido, as crianças não podem achar que o idioma estrangeiro é mais importante do que o local. O objetivo da educação bilíngue é aumentar a capacidade de comunicação e entendimento do aluno. Se ele deixa a língua materna de lado, isso não está sendo alcançado, há apenas uma inversão de valores. Por isso, é necessária o estímulo, também, ao uso do português, como uma forma de preservação da identidade.
Papel da escola
Além da família, a própria escola bilíngue precisa trabalhar em prol da identidade cultural. Cabe à instituição estimular o conhecimento e o estudo de diferentes culturas. Sendo assim, não é possível criar um currículo que coloque o estrangeiro à frente do nacional. Na verdade, é preciso realizar a mescla na medida certa, para que a diversidade seja respeitada e o aluno possa se sentir brasileiro, com uma identidade própria, mesmo aprendendo um idioma estrangeiro ao mesmo tempo.
Estes são alguns dos pontos que podem ser trabalhados na manutenção da identidade cultural. Parte tanto da escola bilíngue como da família e do aluno. O esforço conjunto pela preservação renderá bons frutos a longo prazo, tornando o jovem um cidadão preparado para se comunicar, mas sem esquecer o lugar ao qual pertence.
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