mãe e filho comemorando

Conheça a importância do empreendedorismo infantil

Empreender é saber que existem problemas e situações cotidianas que podem ser diferentes. O empreendedor é aquele que enxerga a oportunidade onde ninguém mais vê e geralmente faz disso um negócio. O empreendedorismo está ligado a um conjunto de características essenciais que podem fazer parte do indivíduo ou serem adquiridas por meio da prática.


Quais são as competências de um empreendedor?

Um empreendedor não é uma pessoa com inteligência acima da média, mas costuma ser alguém com muita habilidade socioemocional. É um sujeito que desenvolve boas relações interpessoais e possui ótimo senso de organização, planejamento e visão, de maneira que consegue atingir seus objetivos de forma eficiente.

Algumas das principais habilidades de um empreendedor são: iniciativa, autonomia, proatividade, autoconfiança, tolerância, inovação, criticidade, disciplina, otimismo e capacidade de correr riscos.

Dotado dessa e de outras competências o indivíduo consegue ver o mundo de forma ampla, enxerga oportunidades no lugar de problemas, corre riscos, assume projetos com confiança e tem paciência para que as coisas aconteçam.

De onde vem essas competências? Alguns indivíduos são mais propensos a ter essas competências, entretanto o estímulo das pessoas e do ambiente costumam ser muito importantes na construção de um perfil empreendedor.


Empreendedorismo infantil: como estimular?

Uma educação empreendedora incentiva as crianças a buscarem soluções para os problemas. Fazem parte de muitas brincadeiras as competências empreendedoras como criatividade, riscos e erros. Lidar com tudo isso já é treinar para empreender.


1. Promova as características principais de um empreendedor

É possível estimular o empreendedorismo infantil por meio de brincadeiras, jogos e atividades. É ideal envolver a criança em atividades que incluam a capacidade de decisão, autoconfiança, proatividade e risco calculado. Quanto maior a confiança que a criança tem em si mesma, maiores são suas chances de ser bem-sucedida.


2. Desenvolva a autonomia

A autonomia é a capacidade de realizar tarefas sem pedir auxílio ou opinião dos outros. De maneira muito simples dar autonomia a uma criança é deixar que ela se vire sozinha realizando pequenas tarefas, ainda que possa cometer alguns erros no início. O adulto qualquer que seja responsável por uma criança tem o dever de deixar a superproteção de lado e incentivar com segurança a autonomia infantil. Isso faz muito bem para a criança porque aumenta a autoconfiança e fará dela um adulto mais dinâmico e realizado.


3. Estimule o aprendizado de novas competências

Algumas atividades têm por si só um grande potencial para desenvolver competências são elas: arte, música, esporte, idiomas, dança entre outras. Essas atividades costumam trazer desafios, frustrações e realizações essenciais para uma jornada empreendedora.


Importância do empreendedorismo infantil

Incentivar o empreendedorismo desde a infância por meio das competências empreendedoras traz muitos benefícios para o indivíduo. Porque do contrário do que muitas pessoas pensam, empreendedorismo não é apenas sobre negócios, empreendedorismo é antes de tudo uma postura perante as situações. Aquele indivíduo que desenvolve características empreendedoras consegue em qualquer contexto buscar soluções novas e oportunidades perante os problemas. Aprende a ser mais autônomo, autoconfiante e decidido, capacidades essas que são necessárias tanto na adolescência quanto na vida adulta.