
Conheça a técnica Phillips 66 para crianças aprenderem a trabalhar em equipe
Saber como trabalhar em grupo é uma grande habilidade hoje no mundo dos adultos, certo? Pois bem, por que não começar a aperfeiçoar isso ainda na infância? Então, nada melhor do que a técnica para crianças aprenderem a trabalhar em equipe, a fim de melhorar suas capacidades de socialização e preparar para a vida adulta.
Por isso que a escola tem um papel tão importante na hora de trazer essas habilidades sociais para os alunos aperfeiçoarem. Daí a necessidade de colocar esse tipo de estratégia dentro das salas de aula, a fim de despertar a capacidade de discussão e outras habilidades que veremos mais a frente. Veja a seguir!
De onde vem essa técnica?
A técnica Phillips 66 nada mais é do que uma dinâmica de grupo, que leva o nome de seu criador J. D. Phillips, e tem a intenção específica de fomentar uma discussão. A ideia é forma grupos para atingir resultados rápidos. Isso ajuda a aperfeiçoar uma série de habilidades de raciocínio e comunicação, serve para crianças e adultos.
Como funciona a técnica Phillips 66
Na prática é preciso separar a turma em grupos de 6 pessoas, cada um desses grupos deve discutir determinado assunto em um curto período de tempo, normalmente 6 minutos. Para melhorar a organização da dinâmica é preciso eleger um líder em cada um dos grupos, o que os próprios alunos farão entre si.
A partir daí os alunos devem responder e formular perguntas sobre um determinado tópico e após apresentar para a turma. O representante escolhido é quem vai falar ou escrever as opiniões do grupo depois de discutirem o assunto. Mais detalhes podem depender dos resultados que o professor deseja.
Vantagens de aplicar essa estratégia em sala de aula
O ensino tradicional traz bons resultados, porém essas são ferramentas para que a aula seja mais dinâmica, ajudando a tirar professor e alunos da rotina. Pode ser mais um recurso para alunos que já se destacam e um incentivo para aqueles que querem sair da sua zona de conforto e melhorar a sua comunicação.
As habilidades trabalhadas nos alunos durante a dinâmica
Já conseguimos perceber que esse tipo de aula ajuda na comunicação dos alunos, eles precisam saber se expressar para trazer suas opiniões ao grupo e entrarem em acordo. Além disso, precisam fazer isso de maneira rápida, aprendendo a resumir, sintetizar seus discursos.
O papel do líder também é interessante, já despertando aquelas crianças com habilidades de liderança. Todas essas capacidades tornam a vida dessas crianças ainda melhor e preparam para o mundo dos adultos, no qual elas devem saber lidar com opiniões diversas e lidar com suas próprias de maneira educada e construtiva.
Essa é a técnica Phillips 66 para crianças aprenderem a trabalhar em equipe, simples, mas muito eficaz para desenvolvimento dos alunos. Além do mais, é possível adotar essas estratégias para diferentes faixas etárias, basta adequar os assuntos para que estejam compatíveis com a idade dos pequenos.
São lições que abrangem muito mais do que conteúdos de sala de aula, ajudam a tornar as crianças cidadãos críticos e que sabem comunicar suas opiniões de maneira clara.
Colégio COC VILA YARA | Todos os direitos reservados 1985-2023