
Conheça alguns jogos para treinar as habilidades socioemocionais na quarentena
A Covid-19 mudou e moldou os nossos novos hábitos de vida. Desde lavar as mãos, até utilizar máscara, são novas estratégias para nos proteger e evitar ser infectado pelo novo Coronavírus. Como a nova doença é invisível, o único modo de combatê-la é ficando em casa.
Com isso, as medidas de isolamento social aumentaram e foram instituídas para a proteção de todas as pessoas. Empresas, lojas e também escolas pararam as suas atividades presenciais para protegerem toda a população. Sabemos que isso alterou enormemente a vida das pessoas, mas passado um tempo é necessário se adequar a esse momento e fazer diferente.
Novas estratégias de ensino
Entende-se que é um momento de adaptação para todo mundo, mas, de todo modo, é preciso olhar para frente e continuar. Muitas escolas privadas seguem com o ensino através da internet, seja por portais e também por lives, pois é importante lembrar que o processo de aprendizagem não pode ser prejudicado por essa pausa nos encontros presenciais.
Essas estratégias servem para suprir a ausência física e repassar o conhecimento. Manter uma rotina de estudos é uma estratégia importante para que nossos filhos não se percam no enorme mundo de lives de cantores e percam o foco. É importante criar uma rotina para que os hábitos construídos por toda uma vida escolar não sejam perdidos.
As lives dos cantores podem ser incluídas na vida dos seus filhos, assim como outras estratégias de diversão. Mas, assim como o estudo precisa receber uma nova roupagem, com fóruns e questionários online, a diversão também precisa entrar na rotina dos jovens.
A importância da saúde mental e como podemos exercitá-la
O isolamento não é algo natural, somos criados e criamos cada vez mais a necessidade de compartilhar e reunir. Portanto, é natural que o emocional dos jovens seja impactado por essa nova etapa. Apesar de ser natural esse impacto, devemos exercitar mecanismos que treinem as habilidades socioemocionais na quarentena. Pensando nisso, elencamos algumas brincadeiras e jogos interessantes.
Alguns jogos para treinar as habilidades socioemocionais na quarentena
Pegue papel e caneta e preste bastante atenção nas dicas. A sua aula agora é sobre diversão e serve para toda a família.
O primeiro jogo é, na verdade, uma brincadeira: a atuação. A atuação consiste em treinar as reações e emoções da criança e de toda família. Corte pequenos papéis e nomeie com sentimentos, jogue-os para o alto e é só tentar expressar corporalmente aquela emoção. A arte e a expressão artística liberta e libera as energias, ou seja, tudo que estamos precisando nesse momento.
O segundo jogo pode ser aplicado para treinar a capacidade de sair dos apuros. O pega-vareta pode ser feito com palitos de churrasco. Esse jogo consiste em soltar algumas varetas coloridas e cada participante deve pegar uma vareta sem mexer as outras. Pode parecer bobo, mas ajuda os jovens e crianças a lidarem com as frustrações, por exemplo. Vale a pena!
O terceiro e último jogo é o velho xadrez. O jogo de tabuleiro mais conhecido no nosso país pode ser muito emocionante e cria no indivíduo um senso estrategista e crítico em relação a todas as coisas.
Muitos jogos bons, não é mesmo?! O importante é não ficar parado e não perder o ritmo. Se organize para ser feliz e para manter o conhecimento e a aprendizagem em dia. Fique em casa e não perca as oportunidades que têm de aprender!