professora escrevendo na lousa e alunos assistindo a aula

Conheça as atividades desenvolvidas em uma escola bilíngue

A preparação para o mercado de trabalho está começando cada vez mais cedo. O mundo corporativo está bastante competitivo e o que era diferencial há poucos anos, atualmente está sendo encarado como requisito mínimo, como é o caso de conhecimento avançado em outra língua e diploma de ensino superior.

Entretanto, o tempo de estudos das crianças, adolescentes e adultos continua igual. Cada um de nós possui 24 horas por dia nos nossos dias. O segredo de conseguir dar conta e estar preparado para o mercado de trabalho para daqui alguns anos, é saber otimizar o tempo de aprendizado. É aí que entra a extrema importância de uma escola bilíngue na vida da criança. Além dela ter os aprendizados básicos e regulares da escola, já vai sendo preparada para o conhecimento em uma segunda língua, tudo isso já nos primeiros anos de vida.

Como funciona as atividades bilíngues?

Você já parou para pensar como as crianças aprendem a língua portuguesa? Os pais e todos ao redor conversam com ela, mesmo sem ela entender muito no início. Ensinam coisas, corrigem, brincam, tudo em português. Aos poucos, a criança vai entendendo o significado das palavras e do contexto.

Não é diferente em uma escola bilíngue. Além das aulas na língua nativa (Português) acontecerem, há várias aulas que são ministradas na língua inglesa. Não necessariamente são aulas de inglês. Elas podem ser aulas de assuntos variados, porém todas feitas na língua inglesa.

As atividades podem ser em formatos de seminários, de apresentações, de provas e de atividades extracurriculares, sempre buscando desenvolver as habilidades de escrita, de fala e de compreensão do outro idioma, enquanto se aborda assuntos gerais que estão na grade curricular exigidas pelas leis brasileiras de educação.

Ensino bilíngue: aprender naturalmente

Você pode estar se perguntando qual a diferença entre o ensino bilíngue e um cursinho de inglês. A diferença principal é que o cursinho de inglês ensina inglês. Já o ensino bilíngue ensina assuntos necessários para a formação educacional da criança enquanto o inglês é ensinado de forma natural. No ensino bilíngue não se trabalha apenas vocabulário e estrutura da língua inglesa, mas também se foca na cultura, na fluência e no pensar em inglês.

Expor a criança a um ensino bilíngue não traz prejuízos no aprendizado da língua materna. Na verdade, o que acontece é justamente o contrário: há um aumento na capacidade cognitiva da criança, o que a prepara para aprendizados mais rápidos em diferentes áreas da vida.

Já o contato com a nova cultura (a inglesa) oferece um aumento de repertório cultural que é muito semelhante a viver uma experiência no exterior, por exemplo. Essa inclusão cultural desde cedo irá preparar a criança para se tornar um cidadão do mundo, oferecendo mais gatilhos de criatividade, de inovação, de pensar diferente e fora da caixa.

O estudo de duas línguas de forma simultâneas e correlacionadas traz destaque no desenvolvimento cerebral relacionada a solução de conflitos, capacidade de concentração e de independência.

O ensino bilíngue é uma ótima opção para os pais que querem oferecer diferenciais de conhecimento, de desenvolvimento e de formação para seus filhos. Conheça nosso Colégio e venha oferecer o melhor para o seu filho!