imagem ilustrativa

Conheça as 5 Competências Socioemocionais da BNCC

Com o passar dos anos, a mudança da sociedade e dos postos de trabalho faz com que o ser humano desenvolva novas habilidades. Por isso, conheça as 5 Competências Socioemocionais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Antes mesmo de iniciar a lista, é importante que você compreenda o que são competências. De acordo com a definição do dicionário Dicio, o termo significa: capacidade decorrente de profundo conhecimento que alguém tem sobre um assunto.

Quando levamos em consideração as competências socioemocionais BNCC, estamos avaliando os aspectos que foram listados nesse documento, com o objetivo de regular a educação no país.

Ainda não sabe quais são as competências? Deseja saber mais sobre o assunto? Então confira o conteúdo completo e conheça cada uma delas.


As 5 Competências Socioemocionais BNCC

É fato que a inteligência emocional será um diferencial daqui para frente. Já não adianta mais saber executar tarefas se você não souber como controlar os sentimentos e emoções. De uns anos para cá, essa tendência está em crescimento, já que as empresas e profissionais começaram a compreender a importância desse elemento.

Por isso, conheça as 5 competências socioemocionais BNCC:


1. Autoconsciência

Se conhecer profundamente é, sem dúvidas, uma das habilidades que poucas pessoas conhecem. Isso porque muitos de nós nunca paramos para pensar em nossas atitudes e até mesmo na forma como enxergamos o mundo.

Entretanto, essa será uma das competências mais importantes para os próximos anos. Em uma sociedade que caminha para a evolução, não haverá mais posição de destaque para que não tiver o conhecimento pleno de quem é.


2. Autogestão

Se o fato de se conhecer pode fazer a diferença, gerenciar as próprias tarefas e o tempo também é uma vantagem e tanto!

Sabemos que essa já é uma virtude mais difundida – seja pelo número de profissionais autônomos no mercado ou até mesmo pelo aumento do trabalho em home office.

Por isso, é válido ir treinando desde agora como você gerencia suas tarefas e como organiza o seu tempo para dar conta de tudo.

3. Consciência Social

Quando pensamos em uma consciência comum, estamos mencionando o fato de conseguir pensar além dos próprios problemas ou da própria vida.

Desenvolver a empatia, por exemplo, é um dos critérios que devem ser avaliados quando pensamos no social. Afinal, é fato que não somos iguais e que precisamos considerar o outro com suas individualidades.


4. Habilidades de Relacionamento

Saber se relacionar é algo que nem todos sabem, não é mesmo? Além de ser importante para conseguir manter uma vida plena e feliz, essa habilidade também pode te colocar em cargos de destaque.

A dica é simples: avalie como você está se relacionando com quem está ao seu redor e veja o que é possível melhorar. Essa é uma técnica para ir treinando essa competência.

5. Tomada de decisão responsável

Tomar decisões responsáveis pode até estar em último na lista, mas possui o mesmo peso das demais. Isso porque essa habilidade envolve diversos fatores, incluindo a senso analítico e a atitude.

Afinal, as decisões são importantes e um simples erro pode impactar diversas pessoas.