
Conheça um pouco mais como é um Programa Bilíngue
Escolas bilíngues estão entre as instituições de ensino mais procuradas pelos pais que buscam estudo de uma segunda língua aos filhos em um mundo cada vez mais exigente. Além do currículo escolar brasileiro, as instituições bilíngues oferecem imersões no segundo idioma, trazendo novas experiências ao aluno.
A segunda língua, nas escolas bilíngues, é usada para ampliar o repertório cultural dos alunos. O ensino não está direcionado apenas a aprender uma segunda língua, mas também a um processo de imersão além do falar.
Visão Geral das Vantagens
Ao estar envolvido na educação bilíngue, o aluno passa por diversas circunstâncias no idioma que ele usará no dia a dia. A nova língua se torna um importante instrumento para o futuro do aluno, e o melhor, de forma natural. Não há a ideia de “decorar”, mas sim a de assimilar o conteúdo, com a participação ativa do aluno nas atividades propostas para a prática da segunda língua.
A educação bilíngue não é limitante ao ponto de só ensinar ler, escrever, falar, ela trabalha tudo o que o estudante precisa para estar habituado à nova língua, como está na língua materna. Há práticas que permitem a imersão do estudante em situações onde ele desenvolva as habilidades necessárias para questões do mundo em que ele vive, trabalhando a comunicação em sua totalidade.
Há problema se os pais não falarem o novo idioma?
É comum ter pais que não falam o idioma estudado na escola bilíngue, mas isso não será um problema para o aluno ou para os pais. O aluno não precisa necessariamente dos pais para a prática da nova língua fora da escola, pois ele terá a imersão na escola, o que conta para seu contato diário com a língua. Além disso, com todas as tecnologias ao nosso alcance, o que não faltam são atividades extras que ajudam os alunos em casa.
Por que uma Escola Bilíngue?
A proficiência em um novo idioma requer um entendimento completo, não apenas saber falar e saber ouvir, mas também escrever, ler, ter pensamento crítico. Da mesma forma que na língua materna somos capazes de pensar sobre o que nos é proposto, a ideia de se tornar bilíngue também deve estar relacionada a esse desenvolvimento cognitivo.
Uma educação bilíngue pode garantir ao aluno uma fluência no novo idioma de forma natural e realista. É mais do que aprender uma língua estrangeira, pois há outras vantagens como: maior concentração e organização, desenvolvimento de habilidades cognitivas, e o domínio de uma nova língua de forma natural.