imagem ilustrativa

Dicas de como incentivar a participação dos seus alunos em sala

em 02 de dezembro de 2022

Incentivar os estudantes a interagirem durante as aulas é importante para que compreendam melhor o conteúdo que está sendo apresentado. No entanto, essa é uma das maiores dificuldades dos professores.

Dessa maneira, no momento que os alunos participam com as informações e matérias transmitidas, torna-se mais simples que aprendam a disciplina. Além de que, melhora a qualidade do ensino ofertado pela escola e a formação dos estudantes.

Pensando nisso, selecionamos cinco dicas que irão promover a participação dos alunos nas salas de aulas e orientar como deve ser incentivado a presença dos estudantes no dia a dia.



1. Crie questionamentos

Estimular a participação dos estudantes durante as aulas é iniciar questionamentos e situações de reflexão, assim incentivando o pensamento crítico de cada aluno.

Dessa forma, o professor consegue desenvolver vários tópicos sobre o mesmo assunto. No entanto, é importante sempre lembrar que o ambiente é seguro para que todos falem sua opinião sobre o assunto. Testar a técnica da sala de aula invertida também pode ser uma opção.



2. Faça comparações com o dia a dia

Uma forma de criar uma conexão entre a turma e o conteúdo, é utilizar exemplos do cotidiano, ou seja, criar um contexto para a matéria baseado em situações de vivência ou atuais.

Deste modo, a turma terá mais facilidade de criar comparações e relações do que está sendo passado.



3. Invente diferentes atividades pedagógicas

Inventar diferentes propostas pedagógicas é uma alternativa para que os alunos se interessem pelo que está sendo passado, uma vez que o ensino não deve se delimitar a livros didáticos e o espaço da escola.

Pensar em atividades criativas, extracurriculares, projetos que relacionem várias matérias ou organizar passeios e viagens desenvolvem novas formas de aprendizagem e um interesse maior por parte dos alunos.



4. Apoie seus alunos

Outro conselho para incentivar seus estudantes a participarem das aulas é mostrar que se importa e apoiá-los. Diante disso, é preciso demonstrar que você está prestando atenção ao que está sendo dito, assim como, parabenizá-los pelos resultados obtidos nas aulas.

Essas atitudes irão influenciar na confiança dos alunos e mostrar que estes podem se sentir confortáveis no espaço da sala de aula.



5. Não exclua novas tecnologias

As novas gerações já estão acostumadas a lidar com diferentes inovações tecnológicas, desde cedo contém a influência da tecnologia em seu cotidiano. Por esse motivo, a última dica para garantir a participação dos alunos durante as aulas é criar modos de interação com a tecnologia.

Além de contribuírem para que os conteúdos sejam compreendidos mais facilmente, estas acabam tornando as aulas e interações mais dinâmicas e divertidas, de modo que, facilita o entendimento dos estudantes.

Algumas formas de incluir a tecnologia nos métodos de ensino são através de sites, diferentes aplicativos, e-books, ambientes e plataformas de ensino virtual.

Essas dicas irão ajudar a criar um ambiente mais dinâmico para os alunos e professores. Neste ambiente que educamos nossos estudantes e criamos um espaço de aprendizado mais eficiente.