
Dicas para os pais incentivarem o seu filho na hora de estudar
A educação é a base para um futuro promissor, disso não há a menor dúvida. No entanto, apenas as horas que a criança ou adolescente passa na escola nem sempre são suficientes para uma formação acadêmica integral. É por isso que existem as tarefas e trabalhos para serem feitos em casa, com o intuito de que o aluno dê continuidade ao processo de aprendizagem mesmo fora do horário de aula. Nesse momento, o apoio da família é essencial, cabe aos pais incentivarem seus filhos para que eles realmente criem esse hábito de estudar em casa.
Veja a seguir algumas dicas para incentivar seu filho a estudar e tornar esse momento prazeroso.
Estabeleça um horário de estudos
Ter uma rotina definida é muito importante para as crianças, porque ensina como organizar prioridades para dar conta de todas as tarefas ao longo do dia. Portanto, crie essa rotina separando um horário fixo todos os dias para os estudos e isso vai ajudar de diferentes formas: primeiro, contribui com a criação de um hábito, ou seja, com o tempo seu filho vai se acostumar e quando chegar aquele momento do dia, já sabe que precisa estudar.
Além disso, ele também percebe que o fato de estudar em casa não vai fazer com que ele deixe de ter tempo para brincar ou assistir a um desenho na televisão, por exemplo, porque também vai ter um horário fixado para os momentos de lazer. Inclusive, você pode fazer com que ele entenda que quanto mais “enrolar” para começar a estudar, mais isso vai comprometer o tempo que ele tem disponível para se divertir.
Faça dos estudos um momento divertido!
Estudar precisa ser uma experiência agradável desde a infância. Se for um peso, a criança nunca vai ter prazer com isso e mesmo quando se tornar adolescente e jovem, continuará tendo um “bloqueio”, vendo os estudos como uma obrigação pesarosa. Jogos educativos podem ajudar muito nesse processo, assim como relacionar o conteúdo com temáticas que fazem parte do universo da criança. Mostre como a geometria pode ser aplicada no desenho animado que ela assiste, por exemplo.
Faça seu filho entender a aplicação prática daquilo que aprende e ele vai ter cada vez mais interesse em estudar porque isso o ajudará a entender os fenômenos que o rodeiam.
Crie um espaço adequado
Seu filho precisa de um local apropriado para estudar: bem iluminado, organizado, com acesso fácil aos materiais necessários, sem barulho de televisão ou outros ruídos que possam atrapalhar a concentração. Dica: decore esse ambiente com elementos que a criança goste, para que seja um espaço em que ela se sinta bem. Se for possível, aproveite para criar um cantinho da leitura e incentivar também esse outro hábito que é tão importante.
Oriente, mas não sufoque
Os pais devem acompanhar esse momento de estudos, especialmente com as crianças menores. No entanto, também devem dar espaço para que elas façam suas tarefas escolares sozinhas e, assim, não se tornem dependentes da companhia de um adulto para estudar.