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Gamificação na educação: entenda o que é e como aplicar

em 04 de novembro de 2022

A tecnologia já é uma realidade global, sendo explorada por meio de diferentes ferramentas nos mais diversos segmentos possíveis.

Entendida como o processo de adaptação às novas tecnologias, a transformação digital tem impactado todos os setores de atividade humana, na medida em que implica mudanças e a incorporação de novos recursos em substituição a práticas antigas.

Nesse contexto, uma das áreas que vem se adaptando à nova realidade tecnológica é a da educação.

No ambiente educacional, a utilização de aparatos digitais tem ajudado a criar metodologias de aprendizagem inovadoras, tornando o processo mais prazeroso e lúdico.

Um dos recursos e das soluções tecnológicas que têm sido utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem é o da gamificação.

Mas o que vem a ser esse conceito? Em que ele consiste e como pode ser aplicado? Entenda mais a seguir.


O que é gamificação na educação?

O termo gamificação vem do inglês “Gamification" e se baseia na utilização de elementos e mecânicas de jogos em contextos de aprendizagem.

Da mesma forma que nos games, a ideia é trazer elementos lúdicos que gerem mais engajamento, dinamicidade, dedicação e prazer para as atividades.

Na gamificação, os alunos são motivados de uma nova forma, a partir do desenvolvimento de desafios e rankings, bem como de atividades que estimulam a competição entre equipes, permitindo um maior engajamento dos estudantes no processo educacional.

De uma maneira geral, a gamificação na educação tem como principal objetivo promover o aprendizado e a resolução de problemas.


Benefícios

A gamificação na educação visa proporcionar uma aprendizagem ativa, por meio de recursos lúdicos, fazendo com que o aluno se interesse mais em aprender.

O recurso possibilita um aumento da interação social e um melhor desenvolvimento da criatividade, autonomia e colaboração do jovem, permitindo ainda uma maior absorção e retenção do conteúdo, fazendo com que os alunos se envolvam mais com o que é ensinado.

Com o aprendizado mais lúdico, os alunos são capazes ainda de desenvolver competências socioemocionais, bem como são estimulados ao protagonismo e à resolução de problemas.


Aplicação

Para aplicar a gamificação na educação, é necessário considerar alguns fatores essenciais, como a disponibilidade de recursos digitais para a realização do plano metodológico, o perfil dos estudantes, o propósito pedagógico, dentre outros.

Para que a estratégia surta efeitos, também é importante contemplar alguns aspectos nas dinâmicas educacionais, que envolvam desafios, conquistas, missões, recompensas, progressões, feedbacks e instintos competitivos.


Atividades

Um exemplo de gamificação na sala de aula, é o desenvolvimento de brincadeiras que utilizam o conteúdo programático do calendário estudantil, com desafios que afloram no aluno a vontade de pesquisar mais sobre um determinado tema.

O uso de dispositivos de informática, como notebooks, tablets, smartphones e computadores, como ferramentas de estudo é outro recurso a ser explorado, na medida em que permite o acesso a milhares de possibilidades aos alunos.

A promoção de atividades de storytelling também é extremamente válida no contexto da gamificação na educação. A criação de narrativas para guiar determinadas dinâmicas é uma forma de transformar a aprendizagem em algo imersivo, capaz de despertar o interesse dos estudantes.