imagem ilustrativa

Ideias de como trabalhar a diversidade em sala

em 25 de novembro de 2022

A diversidade precisa ser trabalhada no ambiente escolar para proporcionar o respeito entre todos os colegas de sala. Por isso, é preciso que as atividades colocadas em prática sejam apropriadas às idades dos alunos e relacionadas ao cotidiano vivenciado por eles.

Pensando nisso, selecionamos 5 ideias que irão possibilitar o desenvolvimento da diversidade nos espaços de aula.



1. Apresente símbolos de representatividade

Para adolescentes e crianças é preciso mostrar bons exemplos para que estes se identifiquem com o que está sendo passado.

Dessa forma, durante os conteúdos é possível mostrar aos alunos figuras que eram considerados símbolos de representatividade, ou seja, contar sua história e os fatores que lhe conceberam reconhecimento e respeito.



2. Pratique atividades de integração

Atividades e dinâmicas são uma excelente alternativa para apresentar e trabalhar questões sociais nos espaços de aula. Dessa maneira, as crianças estarão visualizando e aprendendo sobre diferenças para que futuramente não criem discriminações entre as pessoas.

Pensando nisso, muitas atividades podem ser ajustadas para corresponder a idade, ambiente e necessidades de cada turma e professor.

Por exemplo, no caso de turma infantil, um exercício é permitir que os alunos criem sua própria representação em um papel com lápis, canetinhas ou giz. Assim, cada um terá um boneco de seu gosto e podem ser colocados em um espaço da sala visível para todos.

Através disso, o professor pode explicar sobre respeito, amizade e deixar um espaço para tirar as dúvidas que surgirem.



3. Trabalhe o assunto por diferentes meios

Utilizar filmes ou séries para desenvolver identificação é uma opção para incluir a diversidade na rotina. Assim, para criar um ambiente favorável, pode-se fazer uma sessão de cinema durante a aula, de forma que, todos estejam confortáveis para acompanhar o filme ou até com bebidas e pipoca.

Para esse momento, é possível escolher filmes com mensagens profundas e mais sérias a respeito da história e diversidade ou filmes infantis que trabalham a diversidade de uma forma leve e simples.



4. Aplique atividades que incentivem valores

Um dos objetivos de todo educador é entender os sentimentos dos alunos e desenvolver suas qualidades, através do exercício de suas dificuldades e as excedendo durante a rotina escolar.

No momento em que alguns valores como amizade, respeito e companheirismo são trabalhados também está se aprendendo sobre diversidade. Desse modo, algumas atividades que incentivem a empatia e demonstrem as visões e dificuldades do próximo acabam por criar valores para cada aluno.

O objetivo das dicas é tentar fugir do básico, de frases e textos prontos que não contém um exemplo de como funciona a diversidade no cotidiano e a importância do respeito ao próximo.

Além dos pais, é responsabilidade da escola também mostrar a diversidade aos alunos e trabalhar esses valores com os mesmos. Pois, estes irão futuramente integrar a sociedade e deverão ser capazes de conviver com inúmeras diferenças, sendo étnicas, culturais, religiosas ou ideológicas.

Em nosso espaço trabalhamos diferentes valores que irão desenvolver um bom cidadão para a sociedade. Ficou interessado em nossa forma de ensino? Acesse nosso site, agende uma visita e venha nos visitar!