
Leitura nas escolas: confira o que dizem os especialistas
A importância da leitura é clara e óbvia. Essa prática aprimora o vocabulário, além de trabalhar o raciocínio, a interpretação e até mesmo, a imaginação. Por conta disso, esse sempre foi um grande objetivo das escolas. Porém, os professores e pedagogos concordam que a maior dificuldade não é necessariamente ensinar a criança a ler ou escrever, a descrever os códigos e palavras que formam os textos e frases, mas sim, ajudar a criar o hábito da leitura. O que dizem os especialistas sobre a leitura nas escolas?
Existe muita competição
A leitura atualmente sofre uma competição com os Smartphones que contém jogos, vídeos e páginas da internet que, sem dúvidas, retém muito a atenção das crianças. Por isso, é difícil fazer com que elas foquem nos livros.
Mesmo com apenas 12 anos, a criança já tem o próprio celular, o que significa que o hábito da leitura deve ser fortalecido antes disso.
As dificuldades da leitura
Um artigo publicado pela Faculdade Alfredo Nasser, discute exatamente este ponto, como a leitura nas escolas pode formar novos leitores.
Um ponto interessante que o artigo aborda, é que muitas das crianças não gostam de ler, ou normalmente, não tem o hábito. Em casa, eles não têm o exemplo e o incentivo dos pais para o mesmo, pois este é um ciclo. Pais que não têm acesso a um ambiente em que a leitura é incentivada, não tem o hábito e o incentivo de fazer o mesmo com os filhos. A escola deveria ser o ambiente que quebra este ciclo. Mas, como fazer isso?
O papel do professor
O artigo defende que o professor tem o papel de mediador da leitura para as crianças, ou seja, de focar na experiência de leitura para cada um dos alunos. Isso significa tomar ações que tornem o processo mais divertido e menos oneroso para as crianças.
A experiência de leitura
Outro ponto que pode ajudar o professor a introduzir a leitura para os seus alunos é melhorando a experiência de ler. Essa atividade pode ser feita em grupo, ou sozinho, e a internet não pode ser vista como um inimigo.
Pelo contrário, a internet é uma enorme aliada. De certo modo, ler pela internet já se tornou “natural” para as pessoas, adultos e crianças, e pode ser uma forma de tornar o processo de leitura ainda mais fácil.
Mas, provavelmente o mais importante, é o processo de conversa sobre a leitura. Ler é uma forma de adquirir conhecimento, de pensar, raciocinar e imaginar. A leitura na escola pode, e deve ser uma plataforma para o diálogo.
Todo grande livro tem seu sucesso atrelado ao fato de as pessoas conversarem sobre ele. Essa é uma das partes mais divertidas e algo que a escola deve incentivar para que o hábito da leitura se torne ainda mais forte.