menina sentada no sofá olhando para notebook e fazendo anotações no caderno

Métodos de estudo que otimizam o aprendizado

Uma situação bem comum é tentar estudar e não agregar a quantidade de informações que deseja. Fique tranquilo: se você passa por isso, saiba que é possível reter os conteúdos estudados de forma mais abrangente. Para isso, deve-se conhecer os melhores métodos de estudo que otimizam o aprendizado.

São formas simples e que você pode aplicar no seu cotidiano. E, o melhor: os resultados irão te surpreender. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira esse artigo especial que preparamos com os 5 métodos de estudo que otimizam o aprendizado, para:
- Escola;
- Faculdade;
- Pré-vestibular;
- Ou mesmo em um assunto que você tanto se interessa.
Confira!

Mapas Mentais

Cada vez mais difundidos, os mapas mentais tornaram-se um método eficaz para otimizar os estudos. Aqui, não há muito segredo: são imagens e textos, conectados por setas, cores e formas, que interligam conteúdos e deixam mais claro, espacialmente, todo o assunto.

É ótimo para resumir os principais pontos e fixar os conceitos através de elementos visuais. Quer outro benefício? Podem ser feitos a mão, nos dispositivos digitais e há até redes sociais de estudos que te ajudam a criar os mapas mentais.

Sistema Leitner

Tem dificuldade para acertar determinadas questões? O sistema Leitner pode te ajudar. Ele utiliza cartões para te ajudar a memorizar o conteúdo, através de métodos repetitivos. Para isso, é simples:

- Pegue duas caixas, numere-as com 1 e 2;

- Depois, faça cartões com todas as perguntas que você deseja responder e coloque na caixa 1;

- Vá pegando os cartões. Acertou? Coloque na caixa 2. Errou? Volte ele para a caixa 1.

Ou seja, as perguntas que você errar terá que, novamente, ser desafiado. Com a repetição e utilização desse sistema, em pouco tempo, irá agregar muito conteúdo.

Pomodoro

Há vários métodos de estudo que otimizam o aprendizado, mas este pode te ajudar principalmente na concentração. O método pomodoro é a forma de você descansar o cérebro e atingir os picos cognitivos através de pausas pontuais, agregando mais conhecimento.

Também é um método bem simples: são 25 minutos de estudos focados, sem nenhuma (absolutamente nenhuma) distração. Depois, pare por 5 minutos e vá beber uma água, olhe pela janela de sua casa, até pode mexer no celular.

Repita o processo 4 vezes e, depois disso, dê uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. O tempo e a pausa podem ser adequados de acordo com o seu perfil. Uma dica: deixe vários alarmes do celular para tocar e você saber quando começar e parar.

Aprendeu algo novo? Revise!

Poucos sabem, mas o cérebro é capaz de reter quase todas as informações que foram aprendidas, caso haja uma revisão dentro de um dia. Isso mesmo: apenas o ato de rever o que fora aprendido em um intervalo de 24 horas ajuda mais que muitas outras técnicas.

Por isso, sempre que for estudar algo que não conhece, revise no mesmo dia ou logo no começo da manhã posterior. Repita esse processo até que novos conteúdos sejam a prioridade, agregando, gradualmente, o que deseja aprender.

Método GTD

Para complementar, que tal um método que une todos os outros para maximizar os estudos? O Método GTD (Getting Things Done) pode te ajudar nisso. Siga estas etapas:

CAPTURE, descrevendo em anotações o que precisa ser feito, quais materiais precisam ser lidos e como será sua rotina de estudos.

ESTABELEÇA uma ordem que mostre o que é mais urgente e prioritário, decrescendo de acordo com a importância do tema.

ORGANIZE sua agenda e saiba exatamente quando e onde começar.

REVISE toda essa organização que foi feita para ver se tudo está certo.

E, por fim, EXECUTE o que planejou para seus estudos.

É cientificamente comprovado que temos uma propensão muito maior de aprender e ter interesse, quando as coisas estão organizadas, o que ajuda no foco.