
Mitos e Verdades do Ensino Bilíngue
O mundo está cada vez mais globalizado e as distâncias físicas parecem não importar muito, já que o uso da tecnologia está possibilitando que tenhamos acesso a um leque cultural global, sem ao menos precisar sair da nossa casa. O conhecimento de outra língua, além da nativa, não é mais diferencial, é praticamente um dever das crianças e jovens, que em poucos anos estarão ingressando no mercado de trabalho.
Felizmente, a realidade vem sendo mudada aos poucos e hoje o ensino bilíngue já faz parte da educação de muitas crianças. Entretanto, ainda há dúvidas dos pais em relação a esse tipo de ensino. Com o objetivo de ajudar a esclarecer essas dúvidas, nossos especialistas em educação falam sobre os mitos e verdades do ensino bilíngue. Vem com a gente abordar esse assunto!
Aprender dois idiomas compromete o desenvolvimento infantil
MITO Pais, não precisam ter receio em relação ao desenvolvimento do seu filho. O processo de educação bilíngue é bem estruturado e a exposição de informações em ambas as línguas é explorada de um modo que não ofereça nenhum atraso no desenvolvimento nem na aquisição de conhecimentos básicos na escola.
Aprender uma segunda língua, na verdade, promove o aumento do raciocínio lógico, melhora a comunicação do seu filho e lhe dá a oportunidade de ter contato com outras culturas logo nos primeiros anos de aprendizados na escola.
Nem todos os seres humanos têm a capacidade de desenvolver o bilinguismo
MITO O bilinguismo não é um talento ou uma aptidão nata. Ele pode ser adquirido por qualquer ser humano que estudar de forma intensa duas línguas. É uma questão de conhecimento adquirido. O processo de educação bilíngue é bastante completo e estruturado para que seja aproveitada a facilidade de aprendizado da criança nessa etapa de vida.
A educação bilíngue pode iniciar nos primeiros anos de vida criança
VERDADE Quanto mais cedo, melhor. O cérebro está em constante desenvolvimento e há muitos estímulos de aprendizado durante os primeiros anos de vida da criança. Essa fase é determinante para o futuro da criança.
Assim como a língua nativa, que é introduzida logo nos primeiros dias de vida da criança, se você introduzir uma segunda língua, ela será desenvolvida da mesma forma, com fluência, contexto e aquisição de vocabulário.
Se a criança não tem idade para ir para a escola, a educação bilíngue pode ser introduzida pelos próprios pais, em casa, por meio de música, livros e filmes. Você vai se surpreender com a rapidez que seu filho vai aprender palavras e frases na segunda língua.
Os pais não são bilíngues. O filho pode se tornar bilíngue
VERDADE Mesmo que os pais da criança não sejam bilíngues, o filho tem total capacidade de aprender as duas línguas. A educação bilíngue é altamente estruturada e completa para oferecer os conhecimentos necessários na segunda língua, a fim de que a criança tenha um desenvolvimento completo e efetivo apenas na escola.
O que os pais podem fazer nesse caso é estimular que o filho ensine aos pais as palavras e contextos visto em aulas. Dessa forma, os pais aprendem e o filho pratica o segundo idioma mesmo quando não estiver dentro da escola.
Você quer saber mais sobre a educação bilíngue e conhecer de perto como funciona o aprendizado das crianças nessa modalidade. Venha visitar nossa escola, conhecer nossa estrutura e nossa metodologia de ensino bilíngue. Saiba que essa é a melhor escolha para o futuro do seu filho!