imagem ilustrativa

Quais habilidades sociais mais importantes a serem desenvolvidas na infância?

em 24 de fevereiro de 2023

Certamente, a infância é um dos períodos mais importantes quando se trata de desenvolvimento. É nessa fase onde descobrimos o mundo, moldamos nosso caráter e personalidade e, acima de tudo, adquirimos valores e princípios com base no conhecimento e no meio externo a que nos é submetido.

Por esse motivo, é de suma importância desenvolver habilidades sociais nessa fase, pois esse processo irá repercutir de maneira positiva na fase da adolescência, juvenil e adulta.

Quer saber mais sobre o tema? Então, confira o nosso artigo até o final e conheça as principais habilidades sociais a serem adquiridas na infância.


A importância de desenvolver habilidades sociais na infância

Primeiro de tudo, desenvolver habilidades sociais na infância ajuda a criança a se relacionar bem com os grupos, além de resolver conflitos de maneira eficiente, a construir relações positivas e, principalmente, se comunicar efetivamente. Isso sem contar que o investimento em habilidades sociais pode ter um impacto positivo em sua vida escolar, social e ajudá-la a se tornar uma pessoa confiante e bem-sucedida.

Além disso, tais habilidades também são importantes para o desenvolvimento emocional e a saúde mental da criança — dando a ela inteligência emocional, resiliência e estratégia para conduzir os processos que permeiam o seu crescimento e desenvolvimento em grupo e enquanto indivíduo.


Principais habilidades sociais a serem desenvolvidas na infância

Algumas das habilidades sociais mais importantes a serem desenvolvidas na infância incluem:

Comunicação eficaz: Capacidade de se expressar claramente e ouvir atentamente os outros é de suma importância, pois a criança consegue se expressar ainda melhor e ser mais clara em sua comunicação — seja ela verbal ou não verbal;

Resolução de conflitos: Ter a habilidade de negociar e resolver problemas de maneira pacífica é de suma importância para o desenvolvimento social de uma criança. Esse processo reduz os riscos de violência e fornece diálogos mais pacíficos — baseados em contextos lógicos e que, tanto a criança quanto o grupo a que está a sua volta se beneficiem;

Empatia: Ter capacidade de se colocar no lugar dos outros e compreender seus pontos de vista é de suma importância. Ter empatia é fundamental para gerar menos conflitos físicos e mais conversas;

Cooperação: Habilidade de trabalhar em equipe e compartilhar responsabilidades;

Autocontrole: Capacidade de controlar suas emoções e ações em situações sociais. Faz parte da inteligência emocional, que é uma habilidade extremamente importante, e isso não envolve somente as relações pessoais — mas como também no profissional e na capacidade resiliente de tomar decisões em momentos complexos;

Confiança: Capacidade de se expressar e tomar decisões de forma segura e independente. Confiança promove espírito de liderança e autoconfiança para resolver de maneira independente.


Conforme vimos, as habilidades sociais incentivadas e administradas desde a infância podem promover benefícios e vantagens incríveis para as crianças em sua fase adulta. Portanto, siga as dicas citadas acima e implemente-as na educação e formação do seu filho.

Agora que você já conhece a importância das habilidades sociais, que tal conhecer a nossa metodologia de ensino? Acesse nosso site e venha conhecer o nosso Colégio.