mae e filha

Saiba como aumentar o repertório sociocultural do seu filho

O que entendemos de repertório sociocultural? Repertório sociocultural é saber e dominar várias áreas de conhecimento como história, filosofia, religião, biologia, além do que é adquirido através de vivências pessoais. Isso ajuda para um melhor convívio pessoal do ser humano com o ambiente onde se sente identificado e também para um melhor nível de aceitação de si mesmo e dos outros em relação ao contexto social em que o indivíduo está inserido.

Analisando ainda por esta camada, entendemos que a existência de um repertório sociocultural consistente é fator primordial para a educação, elevação moral, psicológica e espiritual de qualquer ser humano.


O repertório sociocultural nas crianças

São inúmeros os benefícios que traz a criança que a mesma tenha um bom repertório sociocultural. Um deles é questão da convivência social, respeito às diversidades, respeito com todo e qualquer ser humano independente da idade para que cresçam e se tornem adultos inclusivos e moralmente evoluídos dentro de um contexto elevado de cidadania.

Segundo a psicóloga, antropóloga com formação em música e especialista em neurociências, uma das melhores formas de se alcançar o objetivo em abranger o repertório sociocultural de uma criança é realizar uma intersecção biológico cultural com o advento de elementos puramente culturais como leitura e a música. Segundo a psicóloga, musicista e especialista neurocientífica, a criança é um ser cultural e precisa estar imerso neste universo de cultura.

Segundo Elvira, a criança atual está muito empobrecida culturalmente e não brinca devido às condições urbanas, não desenvolvem o gosto pela música e nem pela leitura, o que, para a neurocientista, é parte crucial no desenvolvimento pessoal do ser humano.

Além disso, segundo a psicóloga, a imaginação da criança deve ser estimulada com atividades socioculturais. Isso cria um acervo na imaginação da criança e a ajudará a desenvolver a chamada “educação dos sentidos”.


Como os pais e a escola podem contribuir para aumentar o repertório sociocultural das crianças?

Segundo Vanda Maria Aparecida da Silva em seu TCC para conclusão de pós-graduação em educação para os direitos humanos no contexto de diversidades culturais, a educação escolar possui amplo sentido e trata-se não só de aprendizado técnico, mas, sim, social e que o propósito das instituições educacionais deveria ser uma educação de qualidade com a valorização e respeito às diferenças.

Em seu TCC, ela ainda orienta sobre as diversas formas de desenvolver a imaginação e construir a realidade através de diferentes histórias, abordando, com isso, diversas culturas, apresentando essa realidade de forma simples e didática as crianças com o intuito de enriquecer seu repertório sociocultural.

Além desses meios citados por especialistas e pessoas influentes da área educacional humana, vale lembrar também sobre a célebre frase de Paulo Freire, importante pedagogo brasileiro, patrono da educação no Brasil e autor do livro “Pedagogia do oprimido: seres capazes de saber, de saber que sabem, de saber que não sabem. De saber melhor o que já sabem, de saber o que ainda não sabem” (FREIRE, 2000, p.40).

Esse é o resumo de como funciona os aspectos que podem contribuir fortemente o aumento sociocultural das crianças atualmente. Deveras, a interação sociocultural de qualidade sempre será grande aliada na inteligência de nossos pequenos em qualquer tempo.