imagem ilustrativa

Saiba como criar um ambiente de estudo saudável para o seu filho

em 17 de fevereiro de 2023

Estudar é uma das responsabilidades mais significativas e importantes na vida de uma pessoa, em todos os estágios de desenvolvimento, seja no âmbito escolar quanto profissional.

Nesse sentido, quanto mais cedo o hábito de estudar for inserido na rotina de um indivíduo, seguindo certas estratégias e métodos, maiores são as chances de que ele desenvolva competências como a disciplina e a concentração, dentre outras, extremamente valiosas para o seu crescimento pessoal.

Para que uma rotina de estudos seja criada com eficácia, é fundamental que os pais acompanhem o processo de aprendizagem dos seus filhos, estabelecendo hábitos práticos e produtivos de estudo.

Desse modo, entenda como é possível criar ambientes saudáveis de estudo para o seu filho!


Cuidados básicos

Como uma das bases mais importantes da vida de uma criança ou adolescente, o estudo precisa ser um momento prazeroso e satisfatório, fazendo com que eles se sintam estimulados e interessados em desfrutar desse tempo.

Para isso, é necessário que a rotina de estudos seja organizada de uma maneira que priorize o conforto e a comodidade do seu filho.

Dessa forma, estar atento a alguns cuidados básicos já faz toda a diferença. O ambiente de estudos precisa proporcionar ao seu filho momentos de maior concentração e de dedicação total ao conteúdo visto e aprendido.

Um espaço com iluminação adequada, silêncio, cadeira confortável, que possibilite horas de estudo sem distrações ou interrupções já é o suficiente para que o seu filho consiga estudar com tranquilidade.

Também é importante assegurar que o ambiente de estudos seja bem ventilado, de preferência com a mesa de estudos posicionada próxima a uma janela ou passagem de ar, permitindo uma maior sensação de frescor.


Horários

Outro fator extremamente importante em uma rotina de estudos é o estabelecimento de horários.

Além de um local adequado para estudar, a criança ou adolescente precisa ter em mente que é sua responsabilidade diária cumprir determinados horários de estudo.

É importante que seja levado em conta a idade do seu filho no momento de criar um cronograma de horários, já que os mais jovens tendem a se manter concentrados por períodos de tempo menores que os mais crescidos.

De qualquer modo, é fundamental que o cronograma também dedique espaço para os momentos diários de lazer e descanso.


Priorizar conteúdos

Mais do que estabelecer horários para estudos todos os dias, também é indicado criar um cronograma de matérias e conteúdos que vão ser abordados a cada dia.

Com essa medida, você estará ajudando o seu filho a definir foco, evitando que ele se dedique a estudar apenas os conteúdos de que mais gosta.

Uma dica é separar mais tempo para o estudo de disciplinas mais complexas, como matemática, por exemplo, além daquelas que o seu filho encontra mais dificuldades.