imagem ilustrativa

Saiba como gerenciar o tempo de estudo do seu filho

em 23 de setembro de 2022

Gerenciar o tempo de estudos do seu filho é uma iniciativa fundamental para ajudá-lo a se desenvolver academicamente e para auxiliá-lo a conciliar as atividades estudantis às demais demandas e tarefas do cotidiano.

Além disso, o gerenciamento do tempo de estudos do seu filho é uma forma de ensiná-lo a ser mais organizado e disciplinado quando o assunto envolve as responsabilidades do dia a dia.

O resultado dessas ações tende a influenciar positivamente a criança e/ou adolescente, que passa a ter uma maior propensão a adquirir hábitos envoltos à disciplina e à concentração.

Vamos combinar que a vida tem estado corrida até para os mais novos, então, desde já, é necessário prepará-los para que adquiram autonomia quanto à construção e otimização de suas próprias rotinas. No futuro, certamente, esse gerenciamento de tempo de estudos vai valer a pena e se manifestar em diferentes setores da vida do seu filho.

Como sabemos que a função de ser pai e mãe não é simples e que exige muita energia e saber, estamos aqui para te ajudar a dar a melhor educação para o seu pequeno. Por isso, selecionamos algumas dicas sobre como elaborar uma boa, proveitosa e otimizada rotina de estudos.

Quer saber mais? Continue acompanhando a leitura:


Utilize uma agenda ou planner

A agenda ou o planner são ferramentas muito bem-vindas, pois podem te ajudar a realizar anotações e a planejar atividades e o tempo de modo segmentado. Além disso, são ótimos meios para economizar tempo, já que possuem estruturas semiprontas.

Vale lembrar que o ideal é que você preencha a agenda ou o planner juntamente com o filho, para que ele possa participar e acompanhar o processo, te ajudando nas decisões. Se por acaso ele for muito novo, fique à vontade para fazer sozinho, mas levando em conta as necessidades e preferências da criança.


Use a grade escolar como base

Se basear na matriz curricular pode ser uma estratégia para gerenciar o tempo de estudos do seu filho, pois a partir das demandas escolares você poderá definir os dias ideias para que ele estude determinadas matérias.

Ou seja, se na segunda-feira ele costuma ter aula de geografia e história, o ideal é que repasse as lições dadas em sala no mesmo dia ou no dia anterior, pois as informações estarão mais “frescas”, o que consequentemente pode o ajudar a aprender mais e melhor. Se caso estiver em semana de testes e provas, o ideal é que foque nas disciplinas em ordem de avaliação.

Lembre-se de inserir tempos de descanso, que podem variar entre 15 a 20 minutos de intervalo a cada 1h30 de estudo. Como ele já vai ter ido para a escola, o ideal é que a rotina elaborada seja leve, para que não se sinta exausto e cansado mentalmente. Isso iria prejudicá-lo em todos os sentidos, incluindo, no quesito de aprendizado.


Considere as demais atividades do cotidiano

Não adianta elaborar uma rotina e gerenciar o tempo de estudos do seu filho, sem considerar as demais atividades que exerce no dia a dia. Ele faz alguma atividade esportiva? Faz aula de teatro, canto ou dança? Costuma se alimentar em quais horários? Quando ele descansa?

Tudo isso tem que ser levado em consideração, para que o gerenciamento de estudos esteja relacionado com o cotidiano da criança ou do adolescente, caso contrário o tempo pode chocar ou ele pode ficar sem disponibilidade para descansar e se divertir. Não queremos isso, certo?


Respeite a individualidade do seu filho

O seu filho costuma ter dificuldade para se concentrar? Tem dificuldade em alguma matéria da escola? Prefere começar a estudar por um determinado tema? Possui facilidade para aprender através de imagens?

Mediante à essas informações, você poderá ter base para construir uma rotina de estudos otimizada, organizada e que atenda às necessidades do seu filho.

É importante que você o ouça e que se mantenha disponível para realizar mudanças necessárias.