
Seu filho possui dificuldade em matemática? Saiba como ajudá-lo
em 25 de março de 2022
Se o seu filho tem dificuldade em matemática e você percebe que ele apresenta um nível de estresse com essa disciplina, não se desespere! Saiba que o estudo de números e cálculos é, sem dúvidas, um procedimento desafiador para muitas crianças e adolescentes.
No entanto, esse desafio pode ser vencido por meio de alguns recursos que vêm se mostrando muito eficientes nos dias atuais.
Na verdade, as pessoas que demonstram um determinado nível de dificuldade com a matemática, na maioria das vezes necessitam de um bom estímulo, somado ao uso de ferramentas eficientes no processo de aprendizagem. De fato, alguns alunos realmente precisarão de um suporte extracurricular, incluindo o apoio de um profissional particular.
Por esse motivo é importante manter a atenção redobrada. Afinal, quanto mais cedo você perceber a dificuldade do seu filho com a Matemática, mais fácil será para proporcionar a abordagem e os recursos necessários no intuito garantir um bom resultado nas avaliações.
Então, para te ajudar a solucionar este problema, elaboramos um artigo com algumas dicas fundamentais. Acompanhe!
Dificuldade em matemática? Saiba como ajudar o seu filho!
Atualmente, a dificuldade em matemática tende a ser superada por meio de diversos procedimentos. Aliás, estes recursos são indispensáveis e podem até mesmo ajudar a despertar no seu filho o gosto por esta disciplina. Vamos conhecê-los?
Jogos
Os jogos são indispensáveis, pois além de estimular o aprendizado, proporcionam um momento de lazer e diversão. Portanto, faça uso de jogos matemáticos, afinal, por meio deles o seu filho conseguirá desenvolver fortes habilidades com os cálculos dentro de um ambiente familiar a acolhedor.
Inclusive, é importante mencionar que os jogos apresentam um poder tão grande que até mesmo as escolas e universidades vêm utilizando o processo de gamificação para estimular o processo de aprendizagem dos alunos.
Aliás, essa técnica vem sendo utilizada em todo o planeta e não se restringe às instituições educacionais, de modo que é aplicada frequentemente nos treinamentos corporativos.
Novas tecnologias
Após descobrir os assuntos nos quais o seu filho apresenta maior nível de dificuldade, procure aplicativos, sites e canais nas redes sociais que dialogam sobre a temática em questão.
Geralmente, esses materiais fornecem uma grande quantidade de recursos visuais capazes de facilitar o processo de compreensão. Além disso, os desenvolvedores dos conteúdos tendem a disponibilizar exercícios adaptados para diferentes faixas etárias.
A postura positiva reduz a dificuldade em matemática
Em primeiro lugar, é fundamental manter uma postura positiva em relação à matemática. É preciso desmistificar o medo desta disciplina. Sendo assim, evite transmitir mensagens negativas para o seu filho a respeito de cálculos e números.
Muito pelo contrário: faça-o compreender que a matemática é uma matéria fácil e extremamente importante. Agindo assim você conseguirá desconstruir os sentimentos de ansiedade ou até mesmo de incapacidade que, futuramente, poderão ser um grande empecilho na vida estudantil.
Com base nisso, se você perceber que o seu filho apresenta dificuldades em matemática, encare a situação de maneira positiva. Não faça questionamentos negativos e procure encontrar os melhores procedimentos para reverter esta situação.
Lembre-se sempre que o apoio é a forma mais eficiente de estimular as crianças e os adolescentes a superarem qualquer obstáculo. Por isso, faça uma boa parceria com a escola e, com certeza, seu filho superará a dificuldade em matemática.