
Soul: filme da Disney traz reflexões sobre uma vida com propósito
Procurar por um propósito na vida ou uma missão a que estamos destinados a cumprir é uma reflexão que costuma permear os nossos pensamentos em muitos momentos.
Pois é a partir dessa premissa que o filme Soul, animação lançada pela Disney no Natal de 2020 e disponível na plataforma de streaming da produtora, aborda e explora as profundidades dos nossos sonhos e dos nossos destinos.
Por meio da figura do seu personagem central, a obra apresenta questões existenciais de uma maneira ao mesmo tempo lúdica e complexa, convidando o espectador a refletir sobre o propósito da vida e o que há depois da morte.
Narrativa
A trama de Soul narra a história de Joe, um professor de música do ensino médio que desde criança sonhava em se tornar um pianista profissional de jazz.
Frustrado e cansado com a sua rotina desestimulante, no qual tem que lidar com alunos desanimados e gozadores, Joe mantém vivo o sonho de virar um músico profissional.
Após participar de uma audição, em que finalmente consegue a chance de participar de uma apresentação com uma das maiores artistas de Nova York, ele sofre um acidente que faz a sua alma se separar do seu corpo.
A sua alma então é transportada para um novo espaço, uma espécie de “nova dimensão”, em que um novo mundo se apresenta para Joe, um mundo contemplado pelo “pré-vida” e pelo “pós-vida”.
Desse momento em diante, a missão de Joe passa a ser restabelecer a conexão da sua alma com o seu corpo.
Mentor de propósito
Nesse novo mundo, Joe encontra a personagem chamada de 22, uma alma que ainda não encontrou a sua missão.
Cabe a ele então mentorear essa alma para descobrir o seu propósito.
No processo de concluir a sua missão, retornando à Terra para “viver” o seu sonho de ser um músico de jazz, Joe tem a companhia de 22, que não tem nada a que se apegar e nenhum propósito de vida, o que gera conflitos e desentendimentos entre os dois personagens.
Por que estamos aqui?
As reflexões sobre os propósitos e missões que temos em nossas vidas se evidenciam em algumas cenas e diálogos entre os personagens.
Em uma fala sobre o grande sonho da sua vida, Joe afirma que “morreria feliz se fosse pro palco com Dorothea Williams (renomada musicista de jazz do filme)”.
Após se apresentar ao lado da artista, Joe se mostra confuso e pergunta à Dorothea o que vem depois daquilo e ela responde: “A gente volta amanhã à noite. E faz tudo de novo”.
Após essa resposta Joe questiona: “É que eu vinha pensando nesse dia a vida inteira. Achei que seria diferente, sei lá”.
Esse momento, assim como outras passagens do filme, mostra que o entendimento sobre o significado da vida vai mais além do que apenas um sonho que alimentamos.
Uma das principais mensagens de Soul, além da importância de acreditarmos nos nossos sonhos, é viver intensamente a jornada na vida, em seus pequenos detalhes e no momento presente.
Em um processo de amadurecimento e de autoconhecimento, ter o discernimento de que muitos altos e baixos serão atravessados durante a travessia torna a caminhada da vida mais proveitosa.
Colégio COC VILA YARA | Todos os direitos reservados 1985-2023