
Técnicas de relaxamento para manter a calma nas provas
em 21 de outubro de 2022
Quando as provas vão chegando, a ansiedade começa a bater na porta! E como bem sabemos, as notas são fundamentais para chegarmos longe em nossos estudos. O que acontece — e em muitas situações — é que o nervosismo e a ansiedade acabam interferindo em nosso rendimento, nos fazendo esquecer conteúdos ou até mesmo minar a coragem de realizar a prova, jogando a autoestima e segurança lá embaixo.
Por esse motivo, neste post iremos te apresentar algumas técnicas infalíveis para te ajudar a manter a calma nas provas, e assim, obter excelentes resultados. Confira!
1. Conheça o local antes de realizar a prova
Essa dica pode até parecer simples demais, mas quando o dia chega, ela faz toda diferença. Isso porque quando não sabemos aquilo que vamos enfrentar, tendemos a ficar angustiados e com medo. O cérebro sempre quer nos proteger daquilo que ainda não é tangível aos nossos olhos, e é daí aonde nos vem mais ansiedade e preocupação.
Para amenizar essa situação, um “truque” seria ir até o local onde fará a prova. Assim, o seu cérebro já se familiarizou com o local, bem como o portão de entrada, as salas dispostas para a realização das provas e todo o resto. Quando chegar o dia, você automaticamente se sentirá muito mais preparado e seguro para realizar o teste.
2. Faça atividade física
Não é de agora que ouvimos falar que a prática de atividade física é benéfica para todas as áreas da nossa vida. E isso também inclui nos dias antecedentes às provas. Quando estamos nervosos e muito ansiosos, acabamos liberando uma grande quantidade de cortisol em nosso corpo (hormônio do estresse).
Quando praticamos atividade física, especialmente uma caminhada ou uma corrida ao ar livre, tendemos a reduzir esse hormônio e estimular a dopamina (que é o hormônio do relaxamento e prazer). Por isso, dias antes de realizar sua prova, pratique um exercício físico de sua preferência para fazer a prova mais relaxado e mais concentrado.
3. Pratique a meditação
Estudos já comprovam que a meditação aumenta o nível de concentração e reduz o estresse e ansiedade em nossa mente. Isso porque a prática consiste em se concentrar na própria respiração, nos pensamentos e no estado de presença, ou seja, no Agora.
Ao fazermos isso, passamos a gerar um rápido processo de autoconhecimento, avaliando os pensamentos que nos deixam ansiosos, e tendo a possibilidade de trabalhar cada um deles, de maneira que não façam mais sentido e sejam substituídos por sentimentos de segurança, autoconfiança, tranquilidade e serenidade.
Gostou das dicas? Sem dúvidas, quando chega o tempo das provas, tendemos a ficar ainda mais ansiosos e nervosos. No entanto, quando entendemos que existem técnicas e práticas para nos acalmarem, passamos por essa etapa mais tranquilos, e muito mais do que isso, capazes de gerar excelentes resultados nos testes.
Por isso, siga as dicas citadas acima e aplique-as antes de suas provas.