
Treinamento musical infantil influenciando na memória e atenção das crianças
A música é uma forma de expressão artística que mexe com nossos sentimentos e traduz pensamentos e expressões culturais. Ela pode ser considerada um fenômeno universal e remonta desde os povos da pré-história. Com tantos ritmos e gêneros, ela está bastante presente na nossa rotina.
Não é à toa que a música representa um papel importante em nossa sociedade, podendo gerar impactos, inclusive, na educação de nossas crianças. Neste artigo você vai entender como o treinamento musical infantil pode influenciar na memória e na atenção dos nossos pequenos, trazendo benefícios para a vida toda.
A música estimula diversas zonas do cérebro
O nosso sistema auditivo é bem complexo. Por meio dele, captamos e passamos a responder aos estímulos sonoros. Porém, para que isso aconteça, é preciso que ele desenvolva capacidades cognitivas como a memória e atenção. É, então, uma via de mão dupla: quanto mais estímulos recebemos através dos sons, mais essas habilidades se desenvolvem.
Em um estudo publicado em 2003 por pesquisadores da UFG, foram comparados cérebros de músicos e não músicos e foi constatado que os músicos possuíam mais massa cinzenta - responsável pela visão, audição e motricidade - do que aqueles que não tocavam instrumento algum.
Por que o treinamento musical reflete na memória e no aprendizado?
Os neurônios que recebem os estímulos por meio dos códigos presentes nas músicas ficam mais propensos aos estímulos de outros órgãos. Assim, com essa percepção ampliada, maior será a área do cérebro utilizada para reter informações.
Isso porque, de acordo com um estudo publicado em 2020 na revista Frontiers in Neuroscience, crianças treinadas musicalmente mostram uma maior ativação de um mecanismo mais geral de domínio (a rede de controle fronto-parietal) durante as fases de codificação de todas as condições de atenção. Desse modo, a prática do treinamento musical, seja ela por meio da escuta ou do aprendizado para tocar um instrumento, vai aumentar a capacidade cognitiva, envolvendo a lógica, a memória e o raciocínio.
Quando o treinamento musical pode ser iniciado? Há alguma restrição?
Quanto mais cedo uma criança puder desenvolver sua formação musical, melhor. Assim, ela terá mais tempo e estímulos, que vão refletir nesse processo de fortalecimento cognitivo. No entanto, os benefícios também podem ser observados caso a criança inicie esse processo mais tarde. Além disso, esse treinamento musical pode trazer respostas especialmente significativas para crianças com dificuldade de concentração e aprendizado. Ou seja, essa é uma atividade para todos, uma vez que é bastante inclusiva.
Os benefícios podem durar a vida toda.
Apesar de tantos benefícios, o treinamento musical deve ser prazeroso e não uma imposição. Só assim ele surtirá os efeitos benéficos pelo resto da vida. Um cérebro treinado mantém suas capacidades de adaptação durante muitos anos, refletindo em diversas fases ao longo da jornada, seja pessoal ou profissional, da criança.
Colégio COC VILA YARA | Todos os direitos reservados 1985-2023