
Uso das cores no cinema para provocar emoções
O uso das cores no cinema para provocar emoções é uma das táticas mais interessantes que os cineastas usam. A psicologia das cores já é bem conhecida, usadas em diversos aspectos da nossa sociedade.
Mas no cinema elas têm um efeito bem especial. Elas ajudam a colocar o público no estado de espírito correto, fazendo com que eles fiquem ainda mais imersos na experiência. Então vamos ver o uso das cores no cinema para provocar emoções.
A psicologia das cores
A psicologia das cores é algo que já foi bastante estudado. Por isso, elas são usadas em diversos momentos de nossas vidas. Por exemplo, é muito conhecido que as marcas de fast food usam o vermelho, o amarelo e o laranja, já que elas provocam uma sensação de fome.
A arquitetura e o design de interiores também usam as cores. Neste caso, o azul e o verde são exemplos que ajudam a tranquilizar o ambiente e relaxar quem está nele. Enfim, os exemplos de usos das cores são inúmeros e elas sempre deixam a sua marca.
O uso das cores no cinema
Quem se lembra do início do primeiro Senhor dos Anéis? Aquela imagem do condado, em que os hobbits vivem. Qual é a sensação que aquilo passa? Tranquilidade, relaxamento e que tudo está bem. Se você parar para observar, percebe que a tomada é toda praticamente apenas verde. É um exemplo de como a cor ajuda a estabelecer a emoção na cena, preparando você para o resto do filme.
Já o escuro, tem o efeito oposto. Ele é muito usado nos filmes de terror e na combinação com certos sons para criar um ambiente assustador, por conta de não saber exatamente o que está acontecendo ali. O medo não é do escuro em si, mas sim do desconhecido.
Um dos usos mais criativos das cores é no filme o Sexto Sentido.s Durante o mesmo, qualquer elemento vermelho serve como uma pista para o final surpreendente do filme. Assisti-lo novamente prestando atenção nisso, deixa a obra ainda mais especial.
Cores e suas emoções no cinema
As cores no cinema tem um grande efeito nas emoções do público. O vermelho, por exemplo, remete à violência ou amor, desejo e paixão. Um ótimo exemplo do último é na imagem mais famosa do filme Beleza Americana.
O rosa é uma cor leve, que remete a inocência, beleza, feminilidade. Um exemplo de um filme que abusa do rosa é o Meninas Malvadas. Já o verde, significa natureza e tranquilidade, mas dependendo do tom também pode significar corrupção e até mesmo perigo.
O azul é uma cor mais fria e melancólica, significando isolamento e passividade. Também pode variar dependendo do tom, trazendo uma sensação de calma se for mais claro.
Como a cor é aplicada nos filmes?
Os exemplos e conceitos acima deixam claro que a cor é um dos elementos mais eficazes para compor uma cena. Ela pode ser usada de forma isolada, como no Sexto Sentido, ou composta com outros elementos, como a música.
Antes de os atores falarem uma palavra ou mesmo aparecerem, as cores e a música já conseguem colocar no público a emoção que o diretor deseja. É isso que faz do cinema uma mídia tão especial.