
Você sabia que o ensino bilíngue impacta na aprendizagem da língua portuguesa?
O mundo contemporâneo nos convida, diariamente, a ter contato com palavras de outros idiomas. Você já parou para pensar em quantas palavras de diferentes idiomas foram incorporadas pela língua portuguesa? São inúmeros vocábulos, especialmente do inglês, que preenchem nossa vida cotidiana. Pensando nesse processo de internacionalização dos saberes e, visando que nossos estudantes alcancem, futuramente, vagas nas melhores universidade de país e, até mesmo, no exterior, nosso Colégio apresenta um novo modelo de ensino a partir de 2020: para o próximo ano introduziremos o ensino bilíngue, já que o domínio de um segundo idioma é indispensável ao desenvolvimento cognitivo dos alunos. Pesquisas científicas demonstram que a aprendizagem de uma segunda língua modifica, significativamente, o volume e as estruturas cerebrais, tendo em vista que a capacidade de falar duas línguas, desde os primeiros anos de idade, fase em que o aparelho fonador ainda está se formando, fortalece a concentração e a memória, trazendo vantagens para as crianças no que diz respeito à realização de múltiplas atividades.
Com os avanços espetaculares da Internet, a dinâmica que rege o funcionamento dos mercados passou a exigir, cada vez mais cedo, o conhecimento de uma segunda língua, sobretudo, a inglesa. Não só o mercado de trabalho anuncia a fundamentalidade desse conhecimento, no entanto, distintas áreas já se servem de palavras provindas de outros idiomas para sustentar suas teorias. As tecnologias de informação e comunicação garantem o acesso rápido e eficaz ao conhecimento e você, num piscar de olhos, poderá se perder por não ter domínio de alguns termos.
Bilinguismo e interação social
Nesse sentido, a estrutura bilíngue proporciona uma série de vantagens para as crianças e os adolescentes. A introdução na grade curricular de conteúdos em outro idioma proporciona a familiarização gradual nesse novo universo, estimulando o desenvolvimento natural dos dois idiomas, isto é, a língua materna e a língua estrangeira. Assim, é na escola bilíngue que os alunos poderão ter contato direito com uma segunda língua, paralelamente a aprendizagem proposta pelos conteúdos curriculares definidos pelo Ministério da Educação. Imersos em aulas interativas e interdisciplinares, o nosso núcleo de aprendizagem escapa aos modelos padrões de ensino regular e privado, motivando-os, desde pequenos, a utilizar o segundo idioma em sua rotina.
É comprovado, cientificamente, que a criança ao estudar os dois idiomas, paralelamente, assimila muito melhor os conteúdos de aprendizagem, trazendo benefícios até para a aquisição da língua portuguesa. Trata-se uma atividade que desafia os aprendizes, fortalecendo a fixação das aquisições feitas em sala de aula, conduzindo-os a uma nova esfera de ensino-aprendizagem, aprimorando suas aptidões sociais, visto que permite criar um microcosmo mais empático e plural.
Com múltiplas faces, o bilinguismo toma conta das correntes de ensino-aprendizagem, proporcionando um importante impacto no desenrolar da formação educacional das crianças, inserindo-as em um ambiente mais agradável, impulsionando-as à comunicação, uma vez que as leituras e os diálogos são articulados na língua estrangeira bem como todas as atividades realizadas dentro do Colégio.
Traga seu filho para fazer parte desta experiência e vivência inovadora, encorajando-o a se tornar um grande líder no futuro.